Geral
Sicoob anuncia patrocínio ao filme sobre Zico
O Sicoob anuncia o patrocínio do filme Zico, o Samurai de Quintino, produção que retrata a trajetória de um dos maiores ídolos do futebol brasileiro e atual embaixador da marca. O documentário é produzido pela Vudoo Filmes e Guará Entretenimento em coprodução com a Globo Filmes e será distribuído pela Downtown Filmes. O filme tem previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2026.
O investimento integra a estratégia de gestão de marca do Sicoob, voltada à ampliação da presença institucional em territórios culturais e esportivos. A ação soma-se a outras iniciativas do Sicoob que visam fortalecer o reconhecimento e a consolidação da marca no imaginário coletivo nacional, associando-a a paixões populares e a valores como cooperação, confiança e superação.
“No setor financeiro, a construção de valor de marca depende da consistência com que uma instituição se faz presente no cotidiano das pessoas. A exposição da marca, quando orientada por critérios estratégicos, deixa de ser mera presença em campo e passa a representar experiências que geram reconhecimento e confiança. O patrocínio ao filme sobre o Zico reflete essa visão: uma iniciativa planejada para fortalecer o vínculo do Sicoob com o público brasileiro por meio do futebol e de princípios que traduzem a essência do cooperativismo”, Cláudio Halley, superintendente de Estratégia e Gestão do Sicoob.
Com uma trajetória marcada por talento, disciplina e carisma, Zico consolidou-se como um dos maiores nomes da história do futebol mundial. Ídolo eterno do Flamengo, o “Galinho de Quintino” conquistou títulos nacionais e internacionais, brilhou pela Seleção Brasileira e teve passagem marcante pelo Japão, onde ajudou a popularizar o esporte e se tornou símbolo de dedicação e espírito coletivo, valores que refletem a essência do cooperativismo.
Parceiro do Sicoob desde 2024, Zico atua como embaixador da marca em ações que aproximam a instituição de diferentes públicos e reforçam temas como empreendedorismo, liderança, cooperação e desenvolvimento coletivo. A parceria representa um importante ativo de endosso no campo esportivo, ampliando a presença e o reconhecimento do Sicoob em iniciativas de relevância nacional.
As filmagens começaram no Rio de Janeiro, em março de 2023, no aniversário de 70 anos do Zico e terminaram em 2025, com a ida da equipe para o Japão. O documentário reunirá imagens inéditas, depoimentos de grandes jogadores e mais de 350 itens históricos, incluindo a camisa 10 utilizada no Mundial de 1981. O projeto combina alcance popular e relevância cultural, atributos que fortalecem a presença do cooperativismo financeiro como um movimento moderno, socialmente integrado e de alto reconhecimento público.
Sobre o Sicoob
Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 9,3 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferece serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. É formado por 323 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4,6 mil pontos de atendimento, e, em mais de 400 municípios, é a única instituição financeira presente. Acesse www.sicoob.com.br para mais informações.
Sobre o filme
A produção promete emocionar o público com imagens inéditas, além de mais de 350 objetos históricos, entre eles a camisa 10 usada por Zico no Mundial de 1981 e o caderno pessoal onde o atleta registrava seus gols. As gravações ocorrem entre o Rio de Janeiro e o Japão, países que marcaram a carreira do jogador e seu legado.
Sobre a Vudoo Filmes
A Vudoo se dedica à produção audiovisual desde 2010. Já são mais de 2 mil produções entregues, entre conteúdo, publicidade, música e branded content, com projetos para veículos e clientes como TV Globo, GNT, Fox Sports, ESPN, Coca-Cola, Unilever, Santander, Bradesco Seguros, entre outros. No cinema, a Vudoo assina a direção de produção e pós- produção do documentário "Elis&Tom - Só Tinha de Ser Com Você". Produziu ainda conteúdo para TV, como a série “Narra Quem Sabe” (FoxSports/ESPN) e “101 Canções que Tocaram o Brasil” (Rinoceronte/Canal Curta).
Sobre a Guará Entretenimento
A Guará é uma empresa de entretenimento dedicada a desenvolver propriedades intelectuais originais brasileiras para os mercados de quadrinhos, games, cinema e TV. Foi a primeira a produzir uma série de TV e um filme do gênero de super-herói baseado em comics no país.
Sobre João Wainer
João Wainer é um diretor com uma linguagem estética e narrativa muito particular que tem origem na sua trajetória como fotojornalista. Assina a direção da produção original Netflix “Doleira” e o longa “Bandida”, da Paris Filmes, ambos lançados em 2024. Dirigiu o longa “A Jaula” (2022) e os docs “Larissa: O Outro lado de Anitta (2025)”, “Pixo”(2009) e “Junho"(2014). No documentário "Elis & Tom, só Tinha de Ser Com Você” (2022), assinou a montagem. João dirigiu o clipe “Funk Rave”, de Anitta, vencedor do prêmio de melhor clipe latino no VMA (MTV) 2023, além de clipes de artistas como Emicida (vencedor do prêmio Multishow 2016), MV Bill (vencedor do VMB 2001), Racionais MCs, entre outros.
Sobre a Globo Filmes
Construir parcerias que viabilizam e impulsionam o audiovisual nacional para entreter, encantar e inspirar com grandes histórias brasileiras. É assim que a Globo Filmes atua desde 1998 como a maior coprodutora e uma das maiores investidoras do cinema brasileiro. Em 2023, completou 25 anos e chegou à marca de mais de 500 filmes no portfólio e mais de 260 milhões de público acumulado. Como produtora e coprodutora, seu foco é na qualidade artística e na diversidade de conteúdo, levando ao público o que há de melhor no cinema brasileiro: comédias, romances, infantojuvenis, dramas, aventuras e documentários. A filmografia vai de recordistas de público, como 'Minha Irmã e Eu' e ‘Os Farofeiros 2’, duas das maiores bilheterias nacionais pós-pandemia, ‘Tropa de Elite 2’ e ‘Minha Mãe é uma Peça 3’ – ambos com mais de 11 milhões de espectadores – a sucessos de crítica e público como ‘2 Filhos de Francisco’, ‘Marighella’, ‘Que Horas Ela Volta?’, ‘Pedágio’ e ‘Carandiru’, passando por longas premiados no Brasil e no exterior, como ‘Cidade de Deus’ – com quatro indicações ao Oscar – e 'Bacurau', que recebeu o prêmio do Júri no Festival de Cannes.
Sobre o SporTV
Líder de audiência entre os canais esportivos da tv por assinatura no Brasil, os três canais Sportv contam com cerca de três mil disputas transmitidas por ano, em uma maratona esportiva que inclui grandes torneios como os Jogos Olímpicos, Copa do Mundo, Brasileirão nas Séries A e B, Copa do Brasil, amistosos da seleção brasileira, Eliminatórias da Copa, a Superliga de Vôlei, Mundial de vôlei, Liga das Nações, além das emoções do skate, do surfe, da ginástica artística, do atletismo, das lutas e muitas outras modalidades. O Sportv sabe que o esporte está ligado à paixão que diverte, relaxa, engaja e faz refletir pautas contemporâneas da própria sociedade. Por isso, além de um portfólio relevante de direitos esportivos, investe também em uma equipe diversa e talentosa, que ilumina as transmissões, aprofunda o debate e produz conteúdo de alta qualidade para o apaixonado por esporte. O Sportv tem se posicionado cada vez mais como uma marca do ecossistema esportivo, que vai além das transmissões e que faz o esporte pulsar, desenvolvendo iniciativas para além da TV, como a Sportv RUN, Doe Gols, Feitas de Esporte, entre outras.
Sobre a Pontos de Fuga
O primeiro projeto da Pontos de Fuga no cinema foi o premiado documentário “Simonal - Ninguém sabe o duro que dei”, de 2009, que retrata a vida do cantor Wilson Simonal. A produtora também criou as séries “Design Brasileiro” para o Canal Curta!, “Arte Brasileira Quadro a Quadro” para o canal Arte1 e “Amor de Bicho” para o UOL. Em 2016, lançou o documentário “Zanine – O Ser do Arquitetar”. Em 2019, lançou o longa de ficção “Simonal”, uma cinebiografia dirigida por Leonardo Domingues e estrelada por Fabrício Boliveira e Isis Valverde, que conquistou reconhecimento em festivais internacionais e nacionais. Em 2022, “O Amor Dá Voltas”, de Marcos Bernstein e, em 2024, “Um Dia Antes de Todos os Outros”, um longa-metragem dirigido por Fernanda Bond e Valentina Homem, com roteiro de Jô Bilac.
Sobre a Downtown Filmes
Fundada em 2006, a Downtown Filmes é a única distribuidora dedicada exclusivamente ao cinema brasileiro. Desde 2011, ocupa a posição da distribuidora número 1 no ranking de filmes nacionais. De 2006 até hoje, vendeu mais de 50% de todos os ingressos de filmes brasileiros lançados. Até março de 2024, a Downtown Filmes lançou 158 longas nacionais, que acumularam mais de 180 milhões de ingressos vendidos. Entre os maiores sucessos da distribuidora estão “Minha Mãe É Uma Peça 1, 2 e 3”, estrelados por Paulo Gustavo; “De Pernas Pro Ar 1 e 2”, e “Loucas Pra Casar”, com Ingrid Guimarães; “Chico Xavier”, “Elis”, “Fala Sério, Mãe!” com Ingrid Guimarães e Larissa Manoela, “Minha Vida em Marte” com Paulo Gustavo e Mônica Martelli, “Cine Holliúdy 1 e 2”, “Simonal”, “Mussum, O Filmis” e “Os Farofeiros 1 e 2” com Maurício Manfrini e Cacau Protásio.
Fonte: Assessoria