Geral

Guarda Municipal reforça segurança estudantil por meio do programa Patrulha Escolar

02/12/2025
Guarda Municipal reforça segurança estudantil por meio do programa Patrulha Escolar
Fotos: Patrulha Escolar visa reduzir a violência e garantir um ambiente mais seguro | Carol Neves (estagiária)/ Ascom Semsc

Carol Neves (estagiária)

A Guarda Civil Municipal de Maceió (GCMM) intensificou, na manhã desta terça-feira (2), as ações do programa Patrulha Escolar, que realiza rondas diárias nas unidades de ensino da capital. Ao todo, 14 escolas foram acompanhadas no turno da manhã, em mais uma etapa de um trabalho permanente que visa reduzir a violência e garantir um ambiente mais seguro para estudantes e profissionais da educação.

Durante a ronda, a equipe especializada percorreu escolas previamente mapeadas como áreas de maior vulnerabilidade. A patrulha, executada pelo grupamento da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), ocorreu dentro das unidades de ensino e também no entorno, reforçando a prevenção à violência e a aproximação com a comunidade escolar.

Segundo a subsecretária de Segurança Cidadã, Talyta Nobre, o programa tem fortalecido a sensação de segurança e atende demandas contínuas das escolas. “Nosso objetivo é proteger, orientar e estar presente antes que o problema aconteça. É um trabalho contínuo para que cada escola de Maceió seja um espaço mais seguro e acolhedor”, afirmou.

Patrulha Escolar foi criada em 2023 e segue levando segurança ao ambiente escolar. Foto: Carol Neves (estagiária)/ Ascom Semsc


Patrulha Escolar foi criada em 2023 e segue levando segurança ao ambiente escolar. Foto: Carol Neves (estagiária)/ Ascom Semsc

Criado em 2023, o programa atua de forma estratégica. Além das rondas diárias, os agentes também conversam com estudantes, orientam sobre riscos relacionados ao uso de entorpecentes e trabalham a educação preventiva.

A Patrulha Escolar segue com atuação permanente, fortalecendo o vínculo entre a Guarda Municipal, que integra a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc), estudantes e profissionais da educação, reafirmando a segurança como um direito e um compromisso diário.