Geral

Complexo Cultural Teatro Deodoro recebe exposição Cajá dos Negros

02/12/2025
Complexo Cultural Teatro Deodoro recebe exposição Cajá dos Negros
Fotos: Exposição reúne 96 imagens que revelam identidade, resistência e protagonismo da comunidade quilombola | Divulgação

Daniel Borges 

O Complexo Cultural do Teatro Deodoro (Diteal) recebe, a partir de 8 de dezembro, às 19h, a exposição fotográfica “Cajá dos Negros – Uma comunidade de destinos quilombolas em Batalha, Agreste alagoano”, primeira mostra individual do psicólogo social e fotoartista Ricardo Maia. A visitação seguirá até 14 de janeiro de 2026, ocupando todo o espaço expositivo do equipamento cultural.

Fruto de uma experiência fotoetnográfica originada de uma imersão de três dias e três noites no quilombo Cajá dos Negros, em Batalha, a exposição reúne 96 fotografias selecionadas curatorialmente, produzidas durante um workshop imersivo da FRAGMA, em 2023, com apoio da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Renanescente de quilombola de Cajá dos Negros (ADECOQCAN).

Inicialmente idealizado como projeto coletivo, o trabalho foi posteriormente redirecionado por Ricardo Maia como uma proposta individual, com foco no protagonismo quilombola e em uma abordagem decolonial, crítica e politicamente comprometida com a visibilidade de comunidades negras em Alagoas. A curadoria é assinada pelo próprio artista, ao lado de Israel Oliveira e Alice Barros.


Segundo Ricardo, a exposição é de inspiração feminista. “Nela se buscou, inclusive e sobretudo, prestar uma homenagem à mulher negra-quilombola do Cajá dos Negros. Especialmente ao seu matriarcado e liderança feminina com forte engajamento micro-político de tendência emancipatória, típico das chamadas ‘minorias ativas’ de nossa sociedade contemporânea”, disse.

A montagem da exposição contou ainda com o trabalho dos criativos Robertson Dorta, Ítalo Vinícius e Alexsandro Rocha, responsável pela expografia computacional em 3D, desenvolvida sob supervisão dos curadores.

O projeto foi contemplado em edital da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com recurso do Governo Federal, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).


“O Estado tem um compromisso permanente com a valorização das identidades e das narrativas. A exposição Cajá dos Negros dá essa visibilidade a uma comunidade quilombola que resiste, cria e transforma. Fico muito feliz em apoiar projetos que ampliam o olhar sobre o nosso patrimônio humano, cultural e histórico”, destaca a secretária Mellina Freitas.