Geral
Em evento da JFAL, Fábio Ferrario ressalta importância da preservação da memória do Judiciário
O desembargador Fábio Ferrario representou o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) na solenidade promovida pela Justiça Federal em Alagoas (JFAL) para valorizar a memória da instituição, nesta quinta-feira (27), em Maceió.
O evento marcou o lançamento da 11ª edição da revista da Justiça Federal de Alagoas, que homenageou o desembargador federal Frederico Dantas, e relembrou a trajetória da Justiça Federal no estado entre os anos de 1890 e 1937.
A cerimônia ocorreu no auditório do Fórum Juiz Carlos Gomes Barros e contou com a presença de magistrados, servidores e pesquisadores da área jurídica.
Durante o evento, também foi realizado um colóquio sobre a "Memória da Primeira Fase da Justiça Federal em Alagoas", com falas dos juízes federais André Granja, Antônio Araújo e Ângelo Miranda Neto.
Na ocasião, foi apresentado o Memorial Virtual da SJAL e o documentário “Memórias da primeira fase da Justiça Federal em Alagoas (1890-1937): da República Velha ao Estado Novo”.
O desembargador Fábio Ferrario parabenizou a Justiça Federal pela iniciativa."É altamente elogiável porque a preservação e a construção de uma identidade nacional do Judiciário, com as suas memórias e acervos sobre fatos históricos, pessoas e processos, tem uma finalidade de dar transparência e conhecimento aos atos da Justiça".
Ferrario considera que a iniciativa deve ser reproduzida pelos demais segmentos do Judiciário, pois a preservação da memória permite aos mais jovens analisar a evolução da Justiça.
"Ao passo em que você cria a identidade nacional, dá conhecimento às novas gerações sobre a evolução dos fatos e da mentalidade do Judiciário, como se comportou no passado, e permite-se fazer um cotejo dessas ações e mentalidade, que mudam com o tempo", observa o desembargador.
Ao final da solenidade, foi inaugurada no Salão Nobre a Galeria dos Juízes de Seção e descerrado o Painel em homenagem aos magistrados que atuaram na primeira fase da SJAL.
O Tribunal de Justiça de Alagoas possui um Centro de Cultura e Memória, que desde 2021 exibe objetos históricos e conta a história da Justiça estadual, recebendo visitas de estudantes e da população em geral.
Dicom TJAL