Geral
Desembargador Carlos Cavalcanti participa do IV Encontro Nacional das Redes de Inteligência
O desembargador Carlos Cavalcanti, presidente do Centro de Inteligência do Judiciário de Alagoas e vice-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), participou, nesta segunda (24) e terça (25), em Natal (RN), do IV Encontro Nacional da Rede de Inteligência do Poder Judiciário.
O evento teve como objetivo promover a cooperação entre todos os ramos da Justiça na área de gestão de precedentes e aplicação de ferramentas tecnológicas, promovendo troca de experiências voltadas à prevenção de conflitos, fraudes e litigâncias predatórias. Participaram do encontro representantes da Justiça Estadual, Federal, do Trabalho e Eleitoral.
A programação contou com palestras do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Sérgio Luiz Kukina, sobre “Inteligência Judicial como Estratégia de Transformação Institucional na visão dos Tribunais Superiores”, e da conselheira Daniela Pereira Madeira, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), sobre “Os Centros de Inteligência como instrumento de governança no Poder Judiciário”.
Os temas “Cultura e Tipologias da Inteligência Judicial”, “Tecnologia e Inteligência Artificial aplicadas à Inteligência Judicial”, “Inteligência Judicial e Cooperação Interinstitucional”, “Diagnóstico e Implementação da Inteligência Judicial nas Instituições” e “Litigância Anômala na Justiça Eleitoral” foram abordados no primeiro dia.
Na manhã desta terça, os participantes participaram de oficinas temáticas direcionadas a cada segmento da Justiça. O evento foi encerrado com a palestra “Centros de Inteligência e Arquiteturas Judiciárias Inovadoras”, do professor de Processo Civil da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Antonio do Passo Cabral.
Dicom TJAL