Geral

Professora e escritora da rede municipal de Maceió lança sétimo livro infantil

20/11/2025
Professora e escritora da rede municipal de Maceió lança sétimo livro infantil
Fotos: Desde 2015, a autora se mantém no cenário literário alagoano com produções que exploram o imaginário infantil e o potencial educativo das histórias | Ascom Semed

Maria Clara Tenório (estagiária)

A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, ocorrida neste mês de novembro, foi palco para o lançamento de diversos projetos literários e educacionais, e seu impacto segue reverberando mesmo após o encerramento do evento. Entre os destaques da edição, está o livro infantil “A Aventura das Figuras Geométricas”, da professora, pesquisadora, escritora e vice-gestora da Escola Municipal Professora Natalina Costa Cavalcante, Márcia Portela.

Durante o evento, Márcia apresentou ao público sua sétima obra, em uma programação marcada por sessões de autógrafos e interação com leitores de todas as idades. Desde 2015, a autora se mantém no cenário literário alagoano com produções que exploram o imaginário infantil e o potencial educativo das histórias, como "Era uma vez uma joaninha" (2015), "Desafio Alfabético e Entre Linhas" (2017), "A Floresta Encantada" (2019) e "O Gato e o Casarão" (2023).

“Esse livro é voltado para o público infantil e apresenta, de forma lúdica e criativa, conceitos da geometria plana. A ideia é unir literatura e ensino da matemática para despertar nas crianças o prazer de aprender por meio da leitura. Toda a proposta pedagógica reflete meu compromisso com uma educação interdisciplinar, que integra arte, leitura e matemática em experiências significativas de aprendizagem”, explicou.

Segundo Márcia, o projeto busca estimular a produção autoral de estudantes e profissionais da educação, fortalecendo a integração entre literatura, arte e matemática. “Cada história é uma oportunidade de aprender de forma encantadora e de descobrir que o conhecimento pode estar em tudo o que nos cerca”, destaca a autora.

Ela ainda explica que a colaboração foi essencial para criação da obra, que contou com a participação de diversos servidores da Semed. Além disso, o livro também está disponível em formato de audiolivro, com narração da professora Joelma Ferreira.

Outros projetos

Além da produção literária, Márcia também contribui para o campo acadêmico, como integrante do grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação Matemática (TEMA/UFAL), sob a orientação do Prof Dr. Carloney Alves de Oliveira e doutoranda em Educação (PPGE/UFAL), com diversos artigos publicados na linha de Matemática e tecnologias digitais.

Além disso, tem capítulos publicados em livros das universidades UFAL e UNEAL, como “Experiências na produção de vídeos digitais para o ensino de matemática: narrativas de alunos do curso de licenciatura em pedagogia da UFAL” e “Produção das histórias em quadrinhos (HQs) nas aulas de matemática: desvendando as grandezas e medidas”.

Durante a Bienal, as obras da autora estiveram expostas nos estandes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult), em momentos marcados pela troca de experiências e pela valorização da produção literária local.