Geral
Inícios diferentes, trajetórias semelhantes. Conheça histórias de mulheres que escolheram a gastronomia como carreira
O empreendedorismo feminino tem se destacado no Brasil como uma força de transformação social e econômica, com mulheres desafiando obstáculos e buscando a independência financeira através da gastronomia. Somente no último trimestre de 2024, o Brasil bateu um recorde histórico de 10,35 milhões de donas de negócio no Brasil, de acordo com dados do SEBRAE.
A história de várias ex-alunas do Instituto Gourmet, rede de escolas de cursos profissionalizantes em gastronomia, ilustra perfeitamente essa realidade da liderança feminina empresarial. Com a busca pela profissionalização, elas alcançaram a independência financeira e mudaram as suas realidades familiares.
Apaixonada pela confeitaria, Mylena Almeida iniciou sua jornada produzindo trufas caseiras, e após fazer o curso de Confeitaria Profissional ela realmente encontrou seu caminho e saiu de um emprego estável para se dedicar exclusivamente ao seu negócio. Com técnicas aprimoradas, ela diversificou seu negócio para ovos de chocolate e fez sucesso na Páscoa. "Foi a melhor escolha que fiz", afirma.
As irmãs gêmeas Fernanda e Flávia Rodrigues, da comunidade Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, encontraram na gastronomia uma maneira de sustentar suas famílias. Elas foram incentivadas com uma bolsa para estudar no Instituto Gourmet e, com o conhecimento adquirido, profissionalizaram seu empreendimento, o "Delícias da Vinha". A criatividade das irmãs, que viralizaram nas redes sociais com vídeos de danças e paródias, foi uma peça chave para o sucesso de seu negócio. "Nosso segredo é ser autêntica", comenta Flávia, que destaca a importância de se destacar no mercado com uma proposta original.

Nathy Santos começou sua trajetória na confeitaria em 2013, quando começou a aprender de forma autodidata para oferecer bolos e doces para sua família e após enfrentar a pandemia, decidiu se profissionalizar ao fazer o curso de Confeitaria. “O curso foi um divisor de águas para mim. Aprendi a precificar meus produtos e a organizar melhor meu negócio”, relata. Hoje, ela concilia o trabalho com a família, oferecendo bolos, doces e buffet infantil.
Vivian Guimarães sempre teve uma paixão por doces, mas foi durante a pandemia que ela decidiu mudar sua vida. Aos 39 anos, com formação em Administração, ela se matriculou no curso de Confeitaria e logo após a conclusão, iniciou suas vendas por delivery. Em 2024, abriu sua loja física, a "Vivian Guimarães Doceria e Cafeteria", na Tijuca. Ela compartilha que os primeiros dias foram difíceis: “Empreender não é fácil, mas acreditei no meu talento e, com o apoio da minha família, consegui”, conclui Vivian, que hoje é um nome conhecido na sua região carioca.
Essas histórias de mulheres empreendedoras mostram que a dedicação, o conhecimento técnico e a criatividade são os pilares para transformar a paixão em um negócio de sucesso. Buscar conhecimento e profissionalização foi a chave para o desenvolvimento dessas empreendedoras, o que as proporcionou ferramentas necessárias para serem independentes financeiramente e expandir suas atividades.
Sobre Instituto Gourmet
Com mais de dez anos de mercado, o Instituto Gourmet Brasil é a maior rede nacional de franquia especializada em cursos profissionalizantes na área da gastronomia. Criado para quem deseja empreender, ingressar no mercado gastronômico, obter formação profissional da área ou aprender por hobby, o Instituto Gourmet oferece opções de cursos de curta, média e longa duração, com flexibilidade nos horários, aulas práticas e foco na interação do aluno. Criada em 2014, a rede ingressou na franchising em 2017 e já conta com mais de 100 unidades abertas em todo o país.
Fonte: Assessoria