Geral

CFI celebra cinco anos de atuação e impulsiona internacionalização de empresas brasileiras

10/11/2025
CFI celebra cinco anos de atuação e impulsiona internacionalização de empresas brasileiras
Fotos: Evento que acontecerá em novembro em Maceió também irá apresentar a CFI Academy, ferramenta para democratizar oportunidades com o comércio global

A relação do Brasil com o comércio exterior tem crescido ainda mais nos últimos anos, com muitos empresários apostando nesse mercado para alavancar vendas e credibilidade. O tabu que existia de que somente grandes empresas conseguiam exportar ou importar vem sendo destituído através do trabalho de organizações como a Câmara de Fomento Internacional (CFI), quem tem como objetivo desburocratizar e ajudar empreendedores a conquistar o mercado de vendas internacional.

Há cinco anos a CFI vem estabelecendo conexões de transformação e inovação que colhe bons frutos. E é nesse clima de celebração que a Câmara irá realizar um evento no próximo dia 17 de novembro, no Palato Praia, para cerca de 100 convidados e autoridades, como forma de mostrar suas conquistas e impactos dentro da sociedade.

Ainda sob o nome de Câmara de Negócios Internacionais de Alagoas (CNIA), a instituição surgiu em 2020 e atualmente já conseguiu credenciar cerca de 30 empresas em 10 estados brasileiros, demonstrando o interesse crescente na pauta do comércio internacional. Entre os destaques estão as parcerias com os consulados internacionais e conexões com a ABNT e entidades como SEBRAE e FECOMERCIO.

As presenças de personalidades públicas nacionais e internacionais, incluindo deputados estaduais e federais, senadores e representantes de grandes empresas, deram voz a pauta da COMEX. O reconhecimento pelo Itamaraty e pelo Consulado da China no ano de 2021 também validou o trabalho de conscientização do empresariado brasileiro para a exportação.

Outro ponto importante foi a criação do programa de capacitação voltado para empresas que desejavam iniciar vendas em plataformas digitais nos Estados Unidos. Foram registradas mais de 10 empresas no FDA e feito o cadastramento de empresas brasileiras na Amazon EUA. Com isso, a CFI chegou aos mercados asiático, europeu e americano, proporcionando investimentos estrangeiros em empresas brasileiras.

Neste ano de 2025 foi instituído a CFI Academy, uma forma de oportunizar à sociedade civil o acesso ao conhecimento tecnológico para gerar emprego e renda, nacional e internacionalmente, através de parcerias parlamentares em Alagoas, Sergipe e Pernambuco, que criaram o Aprendiz Digital, Profissional do Futuro IA para Todos e outros três programas com foco na inclusão social e democratização do conhecimento.

E para os próximos anos o objetivo é expandir a CFI Academy para todos os estados brasileiros, ampliar a cooperação com governos e instituições internacionais, além de desenvolver novos programas que atendam às demandas do mercado global, construindo um comércio internacional digital, inclusivo e acessível a todos.

Fonte: Assessoria