Geral

Oficinas, ensaios e atividades musicais do Festival de Música de Penedo reúnem estudantes de todos os níveis de ensino

31/10/2025
Oficinas, ensaios e atividades musicais do Festival de Música de Penedo reúnem estudantes de todos os níveis de ensino

Thaciana Lima

As oficinas do Festival de Música de Penedo (FEMUPE) receberam, neste ano, um público engajado e diverso, formado por estudantes de diferentes níveis de ensino. De acordo com dados da organização, participaram alunos do ensino médio (56,42%), graduação (22,39%), especialização (8,96%), ensino fundamental (8,66%), doutorado (2,39%) e mestrado (1,19%).

Aberto a todos os públicos, o festival reforça seu caráter pedagógico e formativo, promovendo experiências que integram aprendizado, prática musical e vivência cultural.

Entre as oficinas ofertadas estiveram de Violão, Flauta, Clarinete, Trombone, Percussão, Tuba e Bombardino, Trompete, Saxofone e Violino.

“As oficinas, ensaios e atividades musicais realizadas pela ASTEC dentro do FEMUPE reforçam o papel da associação na promoção da economia criativa de Penedo. Por meio do termo de fomento firmado com a Prefeitura, conseguimos desenvolver um projeto pedagógico que aproxima crianças, jovens, universitários e adultos da música, uma das expressões culturais mais importantes e históricas da nossa cidade. Em parceria com a Ufal, essa vivência amplia oportunidades, fortalece a formação artística e desperta o sentimento de pertencimento na população local”, ressalta Maik Vieira, diretor de Turismo da Associação dos Empresários e Empreendedores do Turismo e da Economia Criativa de Penedo (ASTEC).

Os ensaios instrumentais também se destacaram, com atividades voltadas à prática de conjunto e ao aperfeiçoamento técnico. Fizeram parte dessa programação a Orquestra de Cordas, Prática de Choro, Percussão II, Oficina de Canto, Workshop MusiLibras – Música Além do Som, Musicoterapia e Educação Musical com Cultura Popular. Nesta última, alunos da rede pública puderam experimentar na prática o coco de roda, em um momento de inclusão, pertencimento e valorização cultural.

“O momento da educação musical com cultura popular com as crianças da rede pública cria possibilidades em diversas vertentes, entre elas o pertencimento, a identificação das crianças com a cultura penedense e o fortalecimento da educação musical infantil.” explicou Marcos Moreira, coordenador geral do Festival de Música de Penedo.

Além das práticas musicais, o evento também abriu espaço para o conhecimento científico, com a realização do 10º Encontro Cemupe de Musicologia e do 8º Fórum de Educação Musical, que reuniram pesquisadores, professores e estudantes de diversas instituições.

Realizado em Penedo desde 2018, o FEMUPE 2025 é uma realização da Associação dos Empresários e Empreendedores do Turismo e da Economia Criativa de Penedo (ASTEC), em parceria com a Prefeitura de Penedo, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), o Sebrae e o Sesc Alagoas.