Geral

Primeiro dia do Pré-IFAL “Educar é Massa” reúne centenas de estudantes do 9º ano da rede municipal

25/10/2025
Primeiro dia do Pré-IFAL “Educar é Massa” reúne centenas de estudantes do 9º ano da rede municipal
Fotos: Aulão, que tem o apoio do professor Beto Brito, visa preparar esses jovens para o concorrido processo seletivo do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). | Edivaldo Florêncio / Ascom Semed

Maria Clara Tenório (estagiária)

Mais de 600 estudantes dos 9º anos da rede pública municipal de Maceió lotaram o cinema do Shopping Pátio Maceió, no Benedito Bentes, neste sábado(25), para o primeiro dia do Pré-IFAL “Educar é Massa”, promovido pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O aulão, que tem o apoio do professor Beto Brito, visa preparar esses jovens para o concorrido processo seletivo do Instituto Federal de Alagoas(IFAL).

“Tem sido um movimento intenso nessa fase final do ano, especialmente para o nosso 9º ano. Com esse aulão, nosso objetivo é preparar melhor nossos estudantes que estão nessa reta final do ensino fundamental, com aulas ministradas por professores renomados, inclusive alguns convidados de fora. Esses estudantes estão saindo super preparados, porque além do Pré-IFAL, também participaram recentemente do Pré-SAEB”, explicou Tânia Almeida, subsecretária de Gestão Pedagógica da Semed.

As aulas do intensivão, intercaladas por dinâmicas e distribuição de brindes, têm foco nas disciplinas de Matemática, Português e Ciências da Natureza e são ministradas por alguns dos professores mais reconhecidos de Alagoas e do Brasil, entre eles Josivaldo, JP, Thiago, Japa, Paulo Pereira, Carol Mendonça, Miguel, Mailson Farias, Diogo Wlisses, Monstrão, Rodrigo Sacramento e Mácllem.

Para as estudantes Sofia Leite e Layla de Lima, da Escola Municipal Dr. José Haroldo da Costa, o aulão é uma oportunidade de ter um contato maior com a estrutura da prova. “Com os métodos dos professores convidados, vamos conseguir focar e estudar em casa, de acordo com os assuntos que eles passarem. Assim, quando chegar o dia, faremos uma boa prova”, afirmou Layla.

Adriana Firmino, diretora da Escola Tradutor João Sampaio, também vê o evento como uma oportunidade valiosa. “Acreditamos muito no potencial dos nossos estudantes. O prefeito JHC, junto com a Secretaria Municipal de Educação, sob a gestão do secretário Luiz Rogério, vêm, nessa proposta maravilhosa, oportunizando aos nossos alunos uma preparação ainda mais completa para que tenham mais chances de aprovação no IFAL. Tenho certeza de que eles vão arrasar!”, disse.

O preparatório segue com o segundo e último aulão, marcado para o dia 8 de novembro, no mesmo local e horário. A nova edição contará com novos professores, mais atividades interativas e muito incentivo para que os estudantes sigam confiantes rumo à aprovação no IFAL.