Geral

FEMUPE é o maior festival de música de Alagoas

24/10/2025
FEMUPE é o maior festival de música de Alagoas
Fotos: Kamylla Feitosa (SEMCLEJ)

O Festival de Música de Penedo (FEMUPE) é o maior do gênero em Alagoas, com toda programação gratuita ao público, desde as oficinas para músicos às apresentações que acontecem no Centro Histórico da cidade.

A condição do festival aberto na noite desta quinta-feira, 23, foi exaltada durante a solenidade de abertura no Theatro Sete de Setembro por representantes das instituições que fazem o FEMUPE 2025.

Representando a Universidade Federal de Alagoas, o pró-reitor de extensão e cultura, César Nonato, recordou a analogia do reitor Josealdo Tonholo para dimensionar o FEMUPE, o “Rock in Rio de Penedo”, conforme frisou em seu pronunciamento.

A comparação está relacionada à diversidade e ecletismo da programação e ainda o impacto positivo na economia local e regional com o evento iniciado pelo curso de Música da Ufal como Jornada Pedagógica para Músicos de Banda, em Maceió, no ano de 2008.

Desde então, o trabalho evoluiu, com alguns hiatos e realização em outras cidades (Marechal Deodoro e Arapiraca), até encontrar seu melhor palco, em Penedo, a partir de 2018.

O professor Marcos Moreira, coordenador do FEMUPE, agradece o acolhimento e a parceria das instituições parcerias, entre elas Prefeitura de Penedo, SESC Alagoas, Sebrae Alagoas, Associação dos Empresários e Empreendedores do Turismo e da Economia Criativa de Penedo (ASTEC) e Sociedade Montepio dos Artistas de Penedo.

Para o prefeito Ronaldo Lopes, “é uma honra muito grande para a cidade poder sediar, mais uma vez, o Festival de Música. Até sábado, Penedo vai respirar música e cultura. Todas as pessoas que estiverem aqui nesse período vão ver como é importante a musicalidade que nossa cidade tem”, disse o gestor para a assessoria da UFAL.

O secretário municipal de Turismo e Economia Criativa, Jair Galvão, ressalta o engajamento da universidade nas ações do município. “A Ufal está presente em absolutamente todos os eventos do calendário cultural de Penedo e é papel da academia fomentar, viabilizar, dar palco aos nossos artistas. Além de todo o fomento econômico, pois Penedo está com cem por cento de sua rede hoteleira ocupada”, informa Galvão para a jornalista Sandra Peixoto.

Músicas nas igrejas




Nesta sexta-feira, 24, o Festival de Música de Penedo realiza apresentações no convento fransciscano, na Igreja de Santa Maria dos Anjos. A programação Música nas Igrejas inicia às 17 horas, com recital de violão do músico Alessandro Penezzi, de São Paulo.

A partir das 18 horas, acontece o tributo ao pianista Arthur Moreira Lima, falecido em outubro de 2024. A homenagem será feita por Leandro Cabral (SP), Saulo Gama (BA) e Antônio Eduardo (SP).

Em seguida, o Imperial Coro de Penedo faz sua apresentação, sob regência de Patrícia Albuquerque. De forma simultânea, atrações musicais mostram seu talento no Palco Sebrae, instalado no Largo São Gonçalo, em frente ao Theatro Sete de Setembro.

Música nas ruas, Hermeto Pascoal e Nando Cordel

A programação do FEMUPE 2025 reserva ainda as retretas de bandas nas ruas do Centro Histórico da cidade, com o 7º Desfile Femupe de Filarmônicas, em frente à Casa de Aposentadoria, na Praça Barão de Penedo.

A partir das 13 horas, o cortejo afro-brasileiro do Grupo Baque Alagoano, o Timbodé e a Orquestra de Tambores de Alagoas saem da Casa de Aposentadoria até o Largo da Igreja São Gonçalo Garcia.

A programação continua com outras atrações no teatro e nas ruas, com a noite de sábado reservada para a entrega do Título de Doutor Honoris Causa in memorian a Hermeto Pascoal, no Centro de Convenções, às 19 horas, e depois show do cantor Nando Cordel no mesmo local.

Para fechar a programação, haverá o grande encontro de encerramento com Rafaela Quintino, o maestro Mozart Vieira e Sebastian Silva, a partir das 21h30, em frente à Vila Dão Pêdu, na Praça 12 de Abril, orla ribeirinha.

 Secom Penedo com divulgação Ufal