Geral
HUPAA cede espaço para 2ª edição da Formação em Análise de Dados Educacionais
O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-Ufal), cedeu espaço para a 2ª edição da Formação em Análise de Dados Educacionais e Inteligência Artificial. O curso foi realizado na quinta-feira (09), no Centro de Estudos do HUPAA, e teve por objetivo capacitar técnicos da área da educação de 12 secretarias municipais do estado para captação e interpretação de dados educacionais. O HUPAA é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
O treinamento é uma iniciativa da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do Instituto de Estudos Aplicados da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Ufal. O propósito da Cátedra é encontrar estratégias para auxiliar o desenvolvimento de políticas públicas na área da educação, em parceria com iniciativas locais e alinhadas à inovação, a fim de promover mais qualidade de ensino e a redução da desigualdade educacional em municípios de diferentes regiões do Brasil.
A Cátedra tem como titular o professor Mozart Neves Ramos, professor emérito e ex-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e conta com a coordenação da reitora honorária da Ufal, Ana Dayse. A parceria foi formalizada por meio de um termo de cooperação assinado entre as duas instituições de ensino superior, USP e Ufal. Segundo Ana Dayse, a parceria contou o apoio irrestrito do reitor da Ufal, Josealdo Tonholo. “Nosso reitor abraçou tanto a causa, que agora também deseja criar uma cátedra como essa na Ufal em um futuro breve”, destacou.
Ainda segundo Ana Dayse, a gestão escolar tem papel decisivo no sucesso pedagógico das unidades de ensino. “Muitas vezes as escolas não avançam porque a gestão não está preparada para administrar o projeto pedagógico. Com o apoio do geoprocessamento de dados, identificamos porque escolas de um mesmo município podem ter desempenhos muito diferentes e, com isso, podemos atuar com mais eficácia na solução dos problemas”, concluiu.
Para o gerente Administrativo do HUPAA, Anderson Barros, o curso também serve para aproximar os municípios do hospital. “Quando a gente abre as portas, as pessoas percebem que é possível criar um elo com o hospital, inclusive, para outras demandas. Acho que é uma parceria que permite conhecer mais de perto a realidade de cada município e, com isso, agregar mais qualidade ao trabalho e melhorar o desempenho dos profissionais”, avaliou.
Sobre a Ebserh
O HUPAA-Ufal faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Ascom HUPAA