Geral
Acessibilidade: aplicativo democratiza acesso à cultura em Maceió com apoio da Eletrobras

Democratização do acesso à cultura e ao turismo por pessoas com deficiência visual e auditiva. Esses são os objetivos do aplicativo TATU – Tecnologia Assistiva no Turismo — desenvolvido pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com investimento de R$ 300 mil da Eletrobras, que garante acesso gratuito a informações sobre obras e monumentos utilizando audiodescrição e Libras.
Mais de 100 obras estão equipadas com a tecnologia de beacons — pequenos localizadores que funcionam em ambientes internos — ou GPS nas áreas externas. Desta forma, as informações são transmitidas automaticamente para o celular do usuário. Assim, pessoas com deficiência visual podem escutar o conteúdo em audiodescrições, e as pessoas com deficiência auditiva acessam vídeos em Libras.
No Brasil, mais de 14 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, e Alagoas é o estado com a maior proporção, reunindo mais de 20 mil pessoas com deficiência visual ou auditiva.
“O turismo inclusivo ainda recebe pouco incentivo. O aplicativo é inovador e proporciona autonomia e independência nos museus, que, em geral, não estão preparados para atender pessoas com deficiência. Antes do aplicativo, eu dependia de terceiros para ter uma experiência cultural satisfatória. Agora, o TATU simboliza a concretização do direito à acessibilidade cultural e, por ser gratuito, democratiza o conhecimento”, afirma Felipe Neves, pessoa com deficiência visual e usuário do aplicativo.
O projeto é multidisciplinar e, além de fomentar o turismo inclusivo, traz ganhos importantes para os museus. “Com o aporte da Eletrobras foi possível desenvolver uma versão mais intuitiva do aplicativo e equipar todas as obras com o dispositivo de Beacon, transformando a experiência cultural dos usuários e beneficia aos museus, que agora têm suas coleções catalogadas e melhor documentadas” explica Fábio Coutinho, coordenador do projeto e professor da UFAL.
A iniciativa recebeu recursos da empresa em parceria com o Instituto para o Desenvolvimento das Alagoas (IDEAL) e inova o cenário cultural da região. Segundo Renato Costa Santos Carreira, vice-presidente de Gente, Gestão e Cultura da Eletrobras, “o apoio a iniciativas como o aplicativo TATU reforça o compromisso da empresa em promover inclusão social e ampliar o acesso à cultura, garantindo que mais pessoas tenham oportunidades de vivenciar museus e espaços históricos de forma autônoma”.
Atualmente, o aplicativo está disponível em sete espaços culturais, incluindo o Museu dos Esportes, a Casa Jorge de Lima, o Memorial Rainha Marta e monumentos históricos da orla de Maceió. O TATU pode ser baixado gratuitamente em celulares Android e iOS. Segundo os desenvolvedores, já há expectativa de novas atualizações com uso de realidade aumentada, além da expansão do aplicativo para outros estados brasileiros.
Para complementar sua reportagem, podemos disponibilizar todas as entrevistas em áudio e vídeo, basta solicitar através do nosso e-mail: [email protected]
Fonte: Assessoria