Geral
Postos Petrobras mantêm liderança em confiança com programa de qualidade referência no país

Em um momento em que o tema qualidade e procedência dos combustíveis ganha destaque nas manchetes, a Vibra, licenciada da marca Postos Petrobras, está ampliando investimentos e reforçando o programa “De Olho no Combustível”, referência nacional em controle de qualidade. O objetivo é garantir transparência e segurança no abastecimento e consolidar a confiança dos Postos Petrobras, eleita a marca mais confiável do país segundo pesquisa Ipsos. O levantamento, realizado no segundo trimestre deste ano — antes das megaoperações que revelaram esquemas de adulteração e lavagem de dinheiro no setor —, mostra que confiança é hoje o principal fator de recomendação de um posto de combustíveis.
Com 37% das menções, os Postos Petrobras lideram o ranking de marca mais confiável, seis pontos à frente do segundo colocado. Também aparecem como a marca com o melhor produto, com 39% dos votos, sete pontos acima do concorrente imediato.
Para a Vibra, distribuidora licenciada da marca, confiança é mais do que um atributo de comunicação — é um pilar estratégico de negócio. Com uma rede de mais de 8 mil postos licenciados em todo o país, a empresa vem consolidando sua atuação em defesa da qualidade e da transparência no setor de combustíveis.
Esse compromisso também se materializa no programa “De Olho no Combustível” (DOC), criado em 1996 e continuamente modernizado com tecnologia, inteligência e presença em campo. A confiança é construída por meio de auditorias, fiscalização e certificação contínua. A tecnologia está presente na rastreabilidade dos produtos e no monitoramento em tempo real das operações. E a capacitação é garantida com programas permanentes de treinamento e reciclagem da rede. Essa combinação faz dos Postos Petrobras um símbolo de credibilidade para o consumidor e um modelo de autorregulação no setor.
“Num mercado desafiador, a confiança é o que fideliza o consumidor e sustenta a liderança de uma marca. Nosso papel é garantir transparência e segurança para quem abastece nos Postos Petrobras — e o programa De Olho no Combustível é a prova concreta desse compromisso”, afirma Vanessa Gordilho, Vice-Presidente Executiva Comercial Varejo da Vibra.
Entre janeiro e setembro deste ano, o DOC atingiu números que ilustram sua dimensão e eficiência. Foram 7.464 visitas realizadas a postos em todo o país, totalizando cerca de 900 mil quilômetros percorridos — o equivalente a 22 voltas na Terra. Nesse período, 33.629 amostras foram analisadas, com produtos certificados em todas as inspeções, cobrindo todas as regiões do Brasil.
A cada visita, todos os produtos disponíveis no posto são analisados e certificados, assegurando que o consumidor abasteça com qualidade e transparência. O plano inclui o uso ampliado de marcadores químicos, auditorias independentes e programas de cliente misterioso. A meta é superar 10 mil inspeções em 2025 e atingir 18,5 mil em 2026.
Para ampliar o alcance dessa mensagem e fortalecer a conscientização do público, a Vibra e sua agência parceira, Africa Creative, lançaram a campanha “O barato pode sair caro”. Mais do que uma peça publicitária, a ação cumpre papel educativo e de utilidade pública, alertando sobre os riscos de abastecer em locais irregulares e reforçando a importância de escolher postos certificados.
Resultados em 2025 (jan–set):
• 7.464 visitas realizadas a postos em todo o país
• 33.629 amostras analisadas, com 100% de conformidade
• 4.261 treinamentos realizados para frentistas e gerentes
• 1.455 municípios visitados
• 900 mil km percorridos — o equivalente a 22 voltas na Terra
Sobre a Vibra
Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, a Vibra é hoje uma plataforma multienergia que oferece soluções além dos combustíveis tradicionais, atendendo às necessidades energéticas de seus clientes, alinhada às melhores práticas de ESG do setor. Nos últimos anos foram investidos mais de R$ 7 bilhões em projetos de transição energética, visando um portfólio de soluções renováveis e descarbonização. Fazem parte do ecossistema da Vibra a Comerc, a Evolua e a EzVolt. No mercado automotivo, a Vibra detém a licença da marca Petrobras, operando uma rede com cerca de 8 mil postos de combustíveis em todo o país, incluindo as franquias BR Mania e Lubrax+. Com presença em todas as regiões, atende mais de 30 milhões de consumidores por mês e detém 31% de participação no mercado de postos embandeirados. A empresa também abastece mais de 10,4 mil clientes em 30 mil pontos de consumo, em setores como aviação, transporte, indústria, mineração, químicos e agronegócio. Com a marca BR Aviation, é responsável pelo abastecimento de 6 em cada 10 aeronaves, em mais de 90 aeroportos. Referência em lubrificantes, a Vibra possui a maior planta da América Latina e é reconhecida nacionalmente pela marca Lubrax. Como parte de sua estratégia ESG, a empresa incorporou o combate à violência sexual de crianças e adolescentes como uma causa prioritária, consolidando esse compromisso como um dos pilares da sua atuação. Para mais informações sobre a Vibra, clique aqui.
Fonte: Assessoria