Geral
Papiloscopista de Alagoas participa de capacitação nacional em Sistema ABIS

Aarão José
A papiloscopista Renata Bello, do Instituto de Identificação da Polícia Científica de Alagoas, representou o estado no Curso de Utilização do Sistema ABIS – Módulo Person Expert, em Brasília/DF, de 13 a 18 de outubro de 2025.
Ela foi a única representante alagoana a participar da capacitação, voltada para a modernização e padronização dos processos de identificação humana.

A iniciativa foi organizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio da Diretoria do Sistema Único de Segurança Pública (DSUSP), em parceria com o Instituto Nacional de Identificação da Polícia Federal (INI-PF).
O treinamento, ministrado por papiloscopistas federais, teve como público-alvo profissionais especializados em identificação biométrica de todo o país.

Durante a capacitação, Renata Bello recebeu instruções práticas e teóricas sobre o uso do Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (ABIS), com foco no módulo “Person Expert”, voltado à análise e tratamento de impressões digitais e palmares decadatilares.
"O sistema ABIS torna o trabalho mais ágil e eficiente, atuando desde a análise de vestígios papiloscópicos em locais de crime até a identificação de pessoas não identificadas no IML, além de pacientes sem identificação em unidades de saúde", afirmou a papiloscopista.

Renata explicou ainda que a formação, que reuniu representantes de diversos estados, integra as estratégias nacionais de implementação do Banco Nacional Multibiométrico (BNM). Quando plenamente operacional em todo o país, o banco de dados será uma ferramenta essencial para integrar e fortalecer as investigações criminais nas esferas federal, estadual e distrital.
