Geral
Moda sustentável: Alunos do Senac Alagoas transformam itens residuais em peças exclusivas

Coleção seguiu o propósito da atitude sustentável, uma das marcas formativas do Senac; Alunos egressos confeccionaram e exibiram as peças especialmente para o “Inspire-se - Festival de Moda do Agreste 2025"
Criatividade, sustentabilidade e transformação marcaram a participação do Senac Alagoas no “Inspire-se – Festival de Moda do Agreste 2025”. O evento promovido pelo Sebrae Alagoas ocorreu na noite deste sábado (18) e reuniu designers, estilistas, entusiastas, marcas e empresários do segmento para celebrar a força da moda regional e a economia criativa.
Sob a supervisão dos instrutores do Senac, alunos e egressos dos cursos de Moda confeccionaram e apresentaram peças exclusivas em um desfile que destacou o conceito de moda sustentável, produzida a partir de materiais residuais e reaproveitados.
Ao todo, o Senac Alagoas levou nove peças ao desfile, confeccionadas a partir de materiais como CDs, sacolas plásticas, sobras de malharia, papel machê e embalagens de supermercado. “O Senac Maceió e o Senac Agreste uniram forças e juntos, convidamos alunos egressos, que já saíram da instituição, mas estão seguindo carreira na área de moda, e nós criamos uma coleção com essa pegada da sustentabilidade”, explicou a instrutora de Moda do Senac Alagoas, Ana Karina dos Santos.
Ainda segundo a instrutora, os processos dentro de sala de aula sempre partem desse olhar sustentável para a moda, que é uma das marcas formativas do Senac, a atitude sustentável. “Queremos fazer esse processo educativo, ensinar as pessoas uma forma diferente de consumir e produzir moda, fora dessa caixinha do consumismo, colocando em prática ferramentas como o upcycling, reaproveitamento e transformação de peças antigas em novas”, disse.
Senac abrindo portas
Os alunos egressos que produziram a coleção também puderam vivenciar, pela primeira vez, a experiência real de produção de moda, desde a criação das peças até o desfile, envolvendo os participantes em todas as etapas de confecção, styling, backstage e passarela.
Esse foi o caso do Ewerton Wesley Barros, 20 anos, egresso do curso de Costureiro da Unidade Agreste, em Arapiraca. A peça desenvolvida por ele foi um conjunto masculino de jaqueta e bermuda jeans, customizado com CDs e correntes, com forte apelo visual. “Eu quis trabalhar esse contraste de luzes, cores e visuais. Os tecidos que iam para descarte foram reutilizados para fazer essa peça, que a gente pensou na ideia de fazer restos de serigrafia, restos de fabricação mesmo, de confecção, para essas peças que iam para o lixo, a gente dar uma cara nova e dar um novo look”, explicou.
A Analista de Educação do Senac Alagoas, Mariana Faria, ressaltou a importância da participação da instituição no evento, levando a mensagem de sustentabilidade, inovação e transformação, além do incentivo e visibilidade para o trabalho dos alunos. “Os alunos puderam vivenciar a dinâmica de um desfile profissional, aprendendo sobre prazos, ajustes, iluminação e produção. Esse projeto reforça o compromisso do Senac com a formação de profissionais conscientes do impacto social e ambiental da moda”, disse Mariana.
Essa foi a 2.ª Edição do Festival Inspire-se, que tem como objetivo valorizar o talento criativo do Agreste alagoano, também com palestras, networking e compartilhamento de experiências entre o setor. Além do Senac, produções de outras marcas e estilistas também abrilhantaram a noite.
Ascom Senac/AL