Geral
MPAL reforça compromisso com a promoção da saúde mental de seus membros e servidores ao discutir cuidados para o dia a dia

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) segue reafirmando seu compromisso com o bem-estar de todos que integram a instituição. Na manhã desta sexta-feira (17), foi realizada mais reunião da Comissão de Prevenção a Situações de Risco à Saúde Mental, presidida pela procuradora de Justiça Sandra Malta, com o objetivo de discutir novas estratégias voltadas à promoção da saúde mental e do equilíbrio emocional no ambiente de trabalho.
Também participaram do encontro a promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo de Defesa da Saúde Pública, Micheline Tenório; a secretária-geral da Corregedoria-Geral, promotora de Justiça Adriana Gomes; a analista do MPAL e secretária da comissão, Maryna Fernandes; e a psicóloga e gestora do Instituto Insere, Jacqueline Leão, convidada especial que contribuiu com sua experiência na área de saúde mental institucional.
Ficou alinhado que Jacqueline Leão apresentará à Comissão uma proposta que contemplará diagnóstico institucional, acompanhado de um plano de ação específico por setor, com medidas direcionadas à resolução de problemas e à construção de uma nova cultura organizacional pautada no cuidado, na empatia e na prevenção.
A presidente da comissão, Sandra Malta, reforçou que o MPAL tem buscado consolidar políticas e iniciativas permanentes de valorização das pessoas, reconhecendo que o cuidado com a saúde mental é um dos pilares para uma atuação institucional mais efetiva e humana: “Cuidar de quem serve à sociedade é cuidar também da qualidade do nosso trabalho. Uma instituição forte é feita por pessoas saudáveis, motivadas e acolhidas”, afirmou.
Durante a reunião, foram debatidas ações e medidas que buscam fortalecer o cuidado com as pessoas, prevenindo situações de risco psicológico e promovendo um ambiente de trabalho mais acolhedor, empático e equilibrado.
A psicóloga Jacqueline Leão ressaltou a importância de desenvolver um diagnóstico institucional que permita compreender os desafios enfrentados pelos diferentes setores, propondo, a partir desse levantamento, planos de ação específicos voltados à prevenção e à melhoria do clima organizacional: “É fundamental identificar, resolver e prevenir riscos à saúde mental, construindo uma nova cultura de cuidado dentro das instituições, onde a escuta, o diálogo e a empatia sejam práticas cotidianas”, destacou a especialista.
A promotora Micheline Tenório também destacou a necessidade de discutir esse tipo de cuidado: “Esse cuidado é uma obrigação nossa, do MP como instituição. Com essa iniciativa, o Ministério Público de Alagoas reafirma seu compromisso com a promoção do bem-estar e da saúde mental de membros, servidores e colaboradores, fortalecendo sua missão de servir à sociedade com empatia, responsabilidade e equilíbrio”, defendeu ela.
Ascom MPAL