Geral

HUPAA completou 52 anos com avanços e histórias de acolhimento humanizado

17/10/2025
HUPAA completou 52 anos com avanços e histórias de acolhimento humanizado
Fotos: Cerimônia especial foi realizada nesta quinta-feira (16) para celebrar o aniversário

Ana Maria da Silva, 42 anos, nasceu com deficiência intelectual e há cinco anos faz tratamento contra um câncer de mama no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-Ufal). “Mesmo sem ser dia de tratamento, ela pede para vir ao HU, porque se sente muito amada por toda a equipe daqui”, revelou Maria Gorete da Silva, irmã da paciente. Essa é apenas uma de muitas histórias relatadas com carinho por pacientes do HUPAA, que celebrou 52 anos na quinta-feira (16). O HUPAA é administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A solenidade foi realizada no auditório geral e abriu com a apresentação de coco de roda do grupo Xique-Xique, seguida da exibição de um vídeo institucional com os principais avanços do hospital nos últimos anos, além de homenagens prestadas a ex-colaboradores e funcionários da instituição. “Nosso índice de satisfação, medido pela CGU, saiu de 52% em 2020 para 98% em 2023. Neste ano, já constatamos satisfação de 100% em alguns meses. E isso se deve ao amor e à dedicação de nossos trabalhadores”, destacou o superintendente do HUPAA-Ufal, Célio Rodrigues.

Somente em 2024, foram realizados 668 mil atendimentos, entre consultas, exames e cirurgias, a pacientes vindos de todos os municípios de Alagoas. Além das 52 especialidades médicas, o hospital conta também com uma equipe multiprofissional formada por especialistas da Nutrição, Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. "O HU é o maior equipamento da Ufal e hoje traz um novo braço, que é a inovação. Então temos um hospital com 52 anos, que tem conseguido atender com competência os 92% da população alagoana que dependem do SUS”, avaliou o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo.

Avanços

De acordo com o gerente administrativo do HUPAA, Anderson Dantas, o hospital já investiu mais de R$ 50 milhões nos últimos cinco anos, com recursos oriundos do Sistema Único de Saúde e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Nosso foco é viabilizar a excelência de nossa assistência e ensino. Isso envolve otimização de processos, gestão eficiente de recursos, modernização de nossa infraestrutura e fortalecimento contínuo da nossa equipe”, elencou.

Além disso, mais pessoas passaram a ser assistidas também com a ampliação do serviço de hemodiálise e do atendimento 24 horas no Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon). “Quando acabava o horário de atendimento, os pacientes eram transferidos para outra unidade ou iam para casa para retornar no dia seguinte. Agora conseguimos dar assistência contínua, trazendo mais conforto e qualidade de vida aos pacientes”, explicou Rivanaldo Santos, enfermeiro do Cacon.

Também houve investimento na infraestrutura com a reforma do ambulatório de feridas, a ampliação da nefrologia, a modernização do centro endoscópico e da brinquedoteca hospitalar, além da aquisição de novos equipamentos e mobiliários para diversos setores. Dentre as principais obras em andamento, destacam-se a subestação de energia, o abrigo de resíduos, a central de suprimentos e a UTI pediátrica, que será inaugurada nos próximos meses. "“A nossa UTI Neonatal, de onde sou originária, era um cenário que apresentava muitos pontos com necessidade de melhoria. E participar de toda a evolução que aconteceu em todos os serviços do hospital é motivo de grande alegria””, declarou a gerente de Atenção à Saúde do HUPAA, Elisângela Sousa.

No campo de Ensino, Pesquisa e Extensão, o HUPAA ampliou o impacto acadêmico e científico com o novo Centro de Pesquisa Clínica, a Sala de Habilidades e Simulação Clínica, o Laboratório de Informática, a Sala de Teleconsulta e a expansão das residências médica e multiprofissional. “Hoje temos 232 pesquisas clínicas e acadêmicas, além de 10 projetos de extensão no hospital. Nossa missão é formar profissionais qualificados para alimentar a rede SUS”, declarou o gerente de Ensino e Pesquisa, Amauri Barros.

Atendimento humanizado

Além da infraestrutura, o HUPAA também investe no atendimento humanizado, a exemplo do que acontece no Espaço Trans, inaugurado em 2020. Nele, a comunidade transgênero recebe a hormonização para transição de gênero com escuta qualificada e olhar multiprofissional da endocrinologia, psiquiatria, psicologia, enfermagem e serviço social. Atendido no espaço há cinco anos, Benan Morais contou que o acompanhamento no Espaço Trans salvou sua vida. “O sofrimento psicológico na nossa comunidade é muito alta e o apoio da equipe multiprofissional fez toda a diferença. Se não fosse o acolhimento e o cuidado oferecidos aqui, a chance de não haver mais Ben circulando por aí seria alta”, avaliou.

O casal Maria Luiza da Silva, 62 anos, e Valter de Souza Santos, 64 anos, são transplantados de fígado e há sete meses fazem o acompanhamento no HUPAA. “Tínhamos receio de não sermos bem tratados, mas aqui somos muito bem atendidos. A equipe inteira é maravilhosa e nos passa muita segurança”, avaliou Maria Luiza.

Linha do tempo

A trajetória do HUPAA está diretamente ligada ao desenvolvimento da saúde em Alagoas e à fundação da Faculdade de Medicina (Famed) da Ufal, em 1950. Criado para ser um espaço de ensino e pesquisa, o hospital iniciou suas atividades em 1973, impulsionado pelo projeto Hope, da Universidade de Harvard, que capacitou cerca de 800 profissionais de saúde.

A partir de 1999, o HUPAA passou por uma fase de expansão e modernização, com a criação da Residência Médica, aquisição de tecnologias avançadas e implantação de novos setores estratégicos, como o Banco de Sangue, Oncologia e Banco de Leite Humano. Em 2000, o hospital recebeu o nome atual em homenagem ao professor Carlos Alberto Fernandes Antunes, e, em 2011, inaugurou o Memorial do HUPAA.

Sobre a Ebserh

O HUPAA faz parte da rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do SUS ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Ascom HUPAA