Geral
Antecipando mudanças da Reforma Tributária, evento preparou empresários de Maceió para o ano de 2026

Com o último trimestre do ano já acontecendo, muitos empresários já começam a se planejar para 2026, que terá mudanças para o ambiente de negócios com aplicações da Reforma Tributária, que já serão sentidas. E foi com essa proposta que aconteceu na noite desta quinta-feira (16) o ‘Pretorian no Futuro’, evento que trouxe debates e discussões com foco na preservação e otimização de processos dentro das empresas.
Promovido pela Pretorian Gestão de Alta Performance e Contabilidade, o evento contou com a presença de gestores e empresários que sentirão, já a partir de janeiro do próximo ano, transformações não apenas fiscais, mas com forte impacto em fluxo de caixa, estrutura de negócios, práticas contábeis e potenciais disputas judiciais.
Ao todo foram três momentos, focando na visão contábil, impacto jurídico da reforma tributária e gestão financeira. Durante as palestras foram destacados insights estratégicos para que empresários possam adaptar suas operações e evitar riscos de descontinuidades.
Entre as necessidades dos presentes, foram pontuados a busca por conhecimento, novas oportunidades e estratégias, que foram repassadas dentro da programação da noite.
Falando sobre a visão contábil da reforma, o doutorando em Contabilidade e Administração de Empresas e mestre em Contabilidade Gerencial e Tributária, Radjalma Amorim, explicou o que vai mudar com a reforma e quais pontos devem ser observados pelos empresários durante a transição gradual que deve acontecer até o ano de 2033.
“Vamos conviver com o novo e o antigo até essa data, tendo que ter habilidades de gestão, comunicação e financeira durante esse período. É uma grande mudança no cenário empresarial para os próximos 10 anos e isso não vai atingir só as empresas, já que a reforma vai impactar os impostos de consumo, ou seja, todos vão sentir. Precisamos nos planejar para não ter revés futuro e por consequência afetar o posicionamento no mercado”, salientou.

Radjalma Amorim ainda apresentou que a antecipação às mudanças irão minimizar os riscos de fechamento de negócios e que muitas empresas poderão enfrentar desafios operacionais e financeiros consideráveis. “Hoje não sabemos quanto pagamos de tributo, porque vivemos uma cadeia de consumo, mas a partir do ano que vem vamos saber. A ideia é gerir bem as empresas para não precisar somente pensar em estratégias fiscais”, destacou.
Os patrocinadores também tiveram espaço na programação, trazendo seus produtos e serviços para o público presente, entre eles a Mescla, Aéreo Projetos, Myia, MCI Capital e Ademicon.
Além dos momentos de exposição de conhecimentos, o grupo Pretorian lançou um novo produto: a Board Gestão e Resultados, uma consultoria para empresas com base nas vendas inteligentes, gestão financeira e análise de dados, atuando de maneira personalizada transformando dados operacionais em informações para decisões gerenciais, direcionadas também para esse momento de transição.
Após as palestras e novidades, o evento finalizou com uma proposta de networking durante um coffee-break, com todos os presentes.