Geral
Educação de São Miguel dos Campos inaugura dois laboratórios maker, em parceria com o Cesmac

Nesta sexta-feira (17), as escolas Ana Neri Malheiro de Oliveira e José Marcos da Rocha, do sistema público de ensino de São Miguel dos Campos, inauguraram seus laboratórios maker do projeto Rede Alagoana Faça Ciência na Escola.
O grande objetivo é fortalecer o letramento digital e a educação científica nas escolas públicas. A Rede tem promovido a implantação de laboratórios maker, ambientes de aprendizagem criativa equipados com recursos tecnológicos e materiais que incentivam a experimentação, a inovação e o pensamento crítico.
O prefeito George Clemente e o secretário municipal de Educação, Álvaro Leiva receberam os convidados, além dos alunos pesquisadores e professores envolvidos. As entregas contaram com a participação do professor Douglas Apratto Tenório, da professora Claudia Medeiros, além de representantes da Secretaria Municipal de Educação, da Prefeitura e das escolas contempla das.

“A educação é a base pra tudo na vida. E, através dessa parceria com o Cesmac, estamos dando oportunidades aos nossos jovens. Agradeço imensamente pela escolha e São Miguel dos Campos está aberto a mais parcerias como essa”, frisou o prefeito George.
O secretário Álvaro falou sobre a parceria. “Através da Rede Alagoana Faça Ciência na Escola, por meio do Cesmac, em parceria com a Prefeitura e a Semed, estamos reafirmando o nosso compromisso em democratizar o acesso à ciência e à tecnologia, promovendo uma educação mais dinâmica, colaborativa e conectada com os desafios do mundo contemporâneo”, declarou.

A iniciativa integra o Programa Faça Ciência na Escola, contemplado pela Chamada Pública CNPq/MCTI/FNDCT Conecta e Capacita n° 13/2024 – Programa Mais Ciência na Escola. O projeto tem como instituição executora o Centro Universitário CESMAC, em parceria com a Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e o Instituto Federal de Alagoas (IFAL), sob coordenação geral da professora Aldenir Feitosa dos Santos.
Além da montagem dos espaços, o projeto prevê formações continuadas para professores, a criação de Clubes de Ciência, ações de ciência cidadã e o estímulo à participação dos estudantes em feiras e eventos científicos, fortalecendo a cultura científica e o protagonismo estudantil em Alagoas.

“A entrega dos laboratórios maker representa o resultado de um esforço coletivo entre instituições de ensino superior e redes municipais de educação. Cada espaço instalado, por esse projeto, que é financiado pelo MCTI, CNPq e FNDCT, é uma porta aberta para o aprendizado prático, para o desenvolvimento da curiosidade científica e para a formação de uma nova geração de estudantes criadores e pesquisadores”, destaca a professora Aldenir Feitosa dos Santos, coordenadora do projeto.
Ascom São Miguel dos Campos