Geral
“A Rede vai à Praça” leva serviços, cidadania e diálogo ao Vergel do Lago

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL), a OAB, a Prefeitura de Maceió, a Fecomércio e muitos outros parceiros realizaram, nesta sexta-feira (17), mais uma edição do projeto “A Rede vai à Praça”, por meio do MP Comunitário, levando serviços, atendimentos e ações educativas à população do Vergel do Lago, em Maceió. A iniciativa, que contou com a parceria de diversos órgãos públicos e entidades, teve como objetivo aproximar ainda mais MPs e DPE da comunidade, escutar as demandas locais e fortalecer o exercício da cidadania.
Durante a ação, foram oferecidos serviços de orientação jurídica, serviços de assistência social, de habitação, de saúde, educação ambiental, além de oficinas de costura à mão, ações de educação ambiental e vários serviços ofertados pelo Sesc e Senac. O evento reuniu ainda apresentações culturais do serviço de convivência do CRAS Cacilda Sampaio, que apresentou seu grupo de Carimbó.
De acordo com a promotora de Justiça Alexandra Beurlen, coordenadora do MP Comunitário, a proposta do evento foi integrar instituições e levar o Estado para mais perto da população. “O Ministério Público Comunitário hoje esteve no Vergel de Lago com o projeto A Rede Vai à Praça. É um projeto que tem a intenção de unir todas as instituições que têm como dever o atendimento da população, a prestação de serviços, a educação por direitos e fazer um esforço de construção de cidadania conjunto”, explicou ela.
O procurador da República Bruno Lamenha destacou a importância da integração entre os órgãos: “É muito relevante a gente ter esses momentos em que o poder público junta esforços entre diferentes instituições para fazer com que as pessoas possam ter acesso a seus direitos básicos. A gente espera que esse tipo de iniciativa possam se realizar cada vez mais, e o MPF estará sempre à disposição para ajudar os parceiros”, garantiu ele.
O Ministério Público do Trabalho (MPT) também participou da ação, conscientizando o público sobre a inserção de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social em vagas de aprendizagem. “Estamos aqui nessa ação concreta, dialógica, de proximidade com a sociedade, para escutar os anseios da comunidade e atuar de forma articulada. O MPT trouxe o projeto Contrato para cadastrar jovens e adolescentes e oferecer oportunidades reais de transformação”, destacou Cláudia Soares, procuradora do Trabalho.
A Defensoria Pública do Estado, por sua vez, levou serviços de assistência jurídica gratuita e participou da roda de conversa com representantes das instituições parceiras e da comunidade. “É uma parceria com o Ministério Público, especialmente com o MP Comunitário, e a Defensoria está aderindo a esse projeto lindo. Temos uma série de serviços sendo oferecidos, com o apoio do Sesc, Senac e outras instituições. Também estivemos na roda de conversa com as marisqueiras e os moradores para ouvir suas demandas e fortalecer o diálogo”, explicou o defensor público Isaac Couto.
Mediação de conflitos
A ação também contou com mediações comunitárias e serviços que facilitam o acesso a documentos básicos, como segunda via de certidões e encaminhamentos para registro civil. Para Eugênia Cavalcante, mediadora do MP Comunitário, essas iniciativas fazem diferença na vida das pessoas: “O impacto do MP Comunitário aqui na comunidade é muito grande, porque oferece serviços que as pessoas hipossuficientes não têm acesso com facilidade. Além disso, realizamos mediações para resolver conflitos de forma pacífica e acessível”, destacou.
Moradores do Vergel aprovaram a iniciativa. O advogado José Adelmo Cavalcante, que acompanhou uma amiga no evento, destacou o alcance social do projeto: “É uma ação valiosa. Aproveitei para aferir a pressão e fazer o teste de glicemia. Espero que o projeto se repita com frequência nas comunidades que mais precisam desse tipo de serviço”, comentou o morador do bairro.
Ascom MPAL