Geral
Samu nas Escolas leva noções de primeiros socorros a alunos do Vergel do Lago

Arnaldo Santtos
O Projeto Samu nas Escolas realizou mais uma edição de suas ações educativas na Escola Municipal Prof. Deraldo Campos, no bairro do Vergel do Lago, na manhã desta sexta-feira (17). A iniciativa, voltada para estudantes do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), atendeu crianças com idades entre 6 e 13 anos, destacando a importância do uso correto do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e ensinando noções práticas de primeiros socorros.

O Samu nas Escolas é um projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Samu 192. Seu principal objetivo é conscientizar crianças, adolescentes e até adultos sobre os malefícios dos trotes telefônicos, que diariamente sobrecarregam o sistema e impedem que pessoas em reais situações de emergência recebam socorro.
Para a coordenadora do Samu de Alagoas, enfermeira Beatriz Santana, o projeto é um dos mais importantes da instituição. “O Samu nas Escolas é uma ação cidadã. Ele não apenas ensina noções de primeiros socorros, mas forma multiplicadores de informação. Quando uma criança entende que um trote pode impedir que outra pessoa seja salva e que, em casos extremos, pode até levar uma pessoa à morte , ela passa a ter uma consciência social transformadora”, destacou.

A diretora-geral da Escola Municipal Prof. Deraldo Campos, Josenete Costa Bezerra, reforçou a relevância da iniciativa. “O projeto é muito útil para as crianças e adolescentes, porque eles aprendem a agir, caso haja algum colega, amigo ou familiar que desmaie, quebre um braço ou uma perna, se engasgue ou sofra algum tipo de queimadura. Com certeza, eles vão comentar em casa o que aprenderam, e isso é fundamental para construir uma sociedade com mais qualidade de vida”, afirmou.
Os acadêmicos de Medicina e Enfermagem, selecionados especialmente para o PSE, conduziram dinâmicas interativas sobre temas como engasgos, desmaios, choques elétricos e queimaduras.
A aluna do 4º ano, Jamily Ester Lourenço da Silva, de 9 anos, contou com entusiasmo o que mais chamou sua atenção: “Gostei mais de aprender como desengasgar um bebê, mas também aprendi como apagar o fogo de uma panela, o que fazer quando alguém desmaia e quando toma choque elétrico. Quando chegar em casa vou contar tudo para o meu pai e minha mãe”, disse.
Ao final das atividades, os estudantes tiveram a oportunidade de visitar uma ambulância do Samu. Empolgados, puderam conhecer os equipamentos utilizados nos atendimentos de urgência e emergência e entender como funcionam os procedimentos que salvam vidas diariamente.

As ações do Projeto Samu nas Escolas ocorrem todas as sextas-feiras, nos horários de 7h30 e 13h30. Escolas interessadas em receber a iniciativa devem entrar em contato com a assistente social Maria Lierge Batista, pelo e-mail [email protected], informando a faixa etária dos alunos para agendamento da visita.
“Com abordagem lúdica, informativa e humanizada, o PSE se consolidou como uma ação fundamental do serviço de urgência e emergência, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para ajudar os socorristas diante de um incidente e como agir diante de emergências”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda.