Geral

Crianças vivenciam a cidadania de forma lúdica em circuito promovido pela Secretaria da Primeira Infância

17/10/2025
Crianças vivenciam a cidadania de forma lúdica em circuito promovido pela Secretaria da Primeira Infância
Fotos: Entre as vivências, houve a emissão fictícia do RG e título de eleitor, e uma urna eletrônica de votação simulada | Tiago Ranieri

William Makaisy 

A Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria) promoveu, nesta sexta-feira (17), o “Circuito da Cidadania”, uma ação especial em celebração ao mês das crianças. O evento reuniu cerca de 200 crianças, das creches Cria da capital em um dia repleto de aprendizado, lazer e vivência cidadã, na sede do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran).

O circuito começou com uma visita ao 'Cineminha do Detran', onde as crianças aprenderam, de forma lúdica, sobre as principais regras de trânsito — aquelas que elas podem compreender e aplicar no dia a dia, como atravessar na faixa, usar o cinto de segurança e respeitar os sinais.

Em seguida, os pequenos participaram de atividades de pintura e avançaram pelas estações temáticas do circuito, que simularam situações reais do cotidiano relacionadas aos direitos e deveres do cidadão.


Entre as vivências, houve a emissão fictícia do RG e título de eleitor, uma urna eletrônica de votação simulada, orientações de saúde e cidadania, e até a oportunidade de conhecer o trabalho do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, que levou cães adestrados para demonstrar suas habilidades e a importância desses animais no apoio às forças de segurança.

As crianças interagiram com os bombeiros e com os cães, aprendendo sobre respeito, cuidado e responsabilidade.


Para a secretária de Estado da Primeira Infância, Caroline Leite, o circuito foi pensado para ir além do lazer e do brincar, aproximando as crianças dos conceitos de cidadania desde cedo.

“O mês das crianças é um momento para reafirmar nosso compromisso com o cuidado, o acolhimento e o aprendizado. Cada ação como essa fortalece a presença do Estado na vida das famílias e mostra que políticas públicas também se constroem com afeto e alegria. Com este circuito, as crianças entendem, brincando, como funciona a cidadania na prática, seja o simples ato de emitir um RG fictício, ou de conhecer uma urna eletrônica”, destacou Caroline Leite.

O diretor-presidente do Detran Alagoas, Marco Fireman, ressaltou a importância das ações na Arena Detranzinho para a formação de verdadeiros cidadãos, com as crianças aprendendo, desde cedo, a diferenciar o que é certo do que é errado.


“A nossa intenção em trazer crianças e adolescentes para a Arena Detranzinho vai além de uma simples atividade de conscientização. Queremos formar cidadãos exemplares, queremos ter futuros condutores que saibam respeitar todos que fazem parte do trânsito: o pedestre, o ciclista, os outros condutores, os motociclistas. Com as atividades lúdicas que proporcionamos aqui, também estamos formando multiplicadores de conhecimento, pois as crianças e adolescentes levam o que aprenderam na Arena para dentro de casa e para a comunidade onde vivem, e essa é uma estratégia nossa para mudar e conscientizar pais, tios, irmãos, vizinhos, e todos com quem os pequenos tiverem contato”, afirmou.