Geral
Semtur e CBTU assinam carta de intenção para reativar a histórica Maria Fumaça

Fabiana Freitas
A Prefeitura de Maceió deu mais um passo importante para o fortalecimento do turismo e da preservação da memória histórica da cidade. Nesta terça-feira (14), o prefeito JHC anunciou a reativação da Maria Fumaça de Maceió, em parceria com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).
O projeto foi oficializado com a assinatura de um protocolo de intenções entre a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), representada pelo secretário Eduardo Monteiro, e a CBTU, representada pelo superintendente Max Ferreira.
A iniciativa tem como objetivo preservar o patrimônio ferroviário da capital alagoana e transformar a locomotiva em um novo atrativo turístico, histórico e cultural.
A proposta prevê a criação de rotas turísticas integrando o VLT e a Maria Fumaça, estimulando o turismo sustentável, a geração de emprego e renda e o fortalecimento do sentimento de pertencimento da população maceioense.
O secretário de Turismo, Eduardo Monteiro, reforçou o compromisso da prefeitura em oferecer uma nova experiência aos maceioenses e visitantes. “Em breve, vocês terão o pacote completo de como usufruir dessa experiência que será incrível”, afirmou.
O superintendente da CBTU, Max Ferreira, celebrou a parceria e destacou a importância da iniciativa para a valorização do patrimônio ferroviário da cidade. “Agradeço por estarmos juntos nessa empreitada de tornar a nossa Maria Fumaça uma alternativa para que a população e o turista de Maceió também consigam aproveitar esse patrimônio histórico que é a Maria Fumaça”, pontuou.
O protocolo de intenções firmado entre as instituições prevê uma cooperação técnica e institucional para viabilizar estudos, projetos de engenharia, captação de recursos e execução das etapas necessárias à plena recuperação e funcionamento da locomotiva.
De acordo com o documento, o propósito é integrar o projeto de reativação da Maria Fumaça às políticas públicas municipais de turismo sustentável, promovendo a valorização do patrimônio histórico, a educação patrimonial e o empreendedorismo local.
Com o compromisso firmado, a Prefeitura e a CBTU iniciam agora as próximas etapas de planejamento e viabilização técnica, consolidando a Maria Fumaça como um símbolo de identidade e orgulho para Maceió e um novo ícone do turismo histórico e sustentável da capital.