Geral

SSP forma primeira turma do Curso de Engenharia de Manutenção Bélica em Alagoas

14/10/2025
SSP forma primeira turma do Curso de Engenharia de Manutenção Bélica em Alagoas
Fotos: Curso capacitou profissionais da segurança pública para a execução, gestão e avaliação estratégica do material bélico institucional | Ascom SSP

David Oliveira 

A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP) promoveu, nesta terça-feira (14), a solenidade de formatura da primeira turma do Curso de Engenharia de Manutenção Bélica. A cerimônia aconteceu no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Maceió e contou com a presença de representantes das forças policiais e instituições parceiras.

O curso foi promovido pela Chefia de Ensino Integrado da Segurança Pública (CHEI/SSP), em parceria com o Ifal, com o objetivo de capacitar profissionais da segurança pública para a execução, gestão e avaliação estratégica do material bélico institucional. A formação contou com a participação de alunos de todas as instituições que compõem as forças de segurança pública do Estado.

Durante a solenidade, a chefe de ensino da SSP, major PM Joyce Bezerra, destacou a relevância da qualificação profissional.


“Hoje é um dia importante para o ensino em Segurança Pública de Alagoas. Estamos devolvendo à sociedade 37 profissionais aperfeiçoados por meio do curso de Engenharia Bélica. São integrantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Penal e do Corpo de Bombeiros Militar formados a partir de um acordo de cooperação técnica entre o Instituto Federal de Alagoas e a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas”, disse a oficial.

Ministrado ao longo de 45 dias letivos, o curso totalizou 503 horas/aula e teve início no dia 30 de junho, com atividades presenciais até o dia 22 de agosto e com atividades teóricas e práticas nas instalações do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), Bope e do Ifal.


A formação abordou os fundamentos da engenharia e manutenção, aspectos técnicos, logísticos e humanos relacionados à gestão e manuseio de armamentos.

A turma foi composta por profissionais de diversas instituições da segurança pública do estado, reforçando a integração e o caráter multidisciplinar da capacitação.

O corpo docente reuniu instrutores da SSP e de instituições parceiras. A coordenação do curso ficou a cargo do major PM Evandro Brandão, como coordenador operacional, e do capitão PM Érique Hora, como coordenador pedagógico, sob a supervisão da major PM Joyce Bezerra.


O diretor-geral do Campus Maceió do Ifal, Givaldo Oliveira dos Santos, destacou a importância da parceria entre as instituições e ressaltou o papel do instituto na formação técnica voltada às demandas do estado.

“Temos ampliado cada vez mais a abertura do nosso campus para a formação e capacitação de profissionais da área de segurança pública, reconhecendo a importância desse desenvolvimento para o estado. Já promovemos diversos cursos em cooperação com a SSP, entre eles o de Engenharia Bélica e o de Mecânica de Aeronaves, iniciativas que fortalecem a qualificação técnica e o avanço das forças de segurança”, ressaltou.

Durante a solenidade, foram entregues certificados e brevês aos concluintes, além de homenagens a instrutores e colaboradores. Os formandos também apresentaram projetos técnicos e artigos científicos voltados à inovação e aprimoramento dos processos de manutenção das corporações.


De acordo com o secretário executivo de Políticas de Segurança Pública, tenente-coronel Patrick Madeiro, a formatura simboliza o compromisso da SSP com a modernização, a valorização profissional e o fortalecimento das ações integradas em prol da segurança pública de Alagoas.

“Hoje é um dia de muita felicidade para a Secretaria de Segurança Pública. Essa iniciativa reforça o compromisso do Governo de Alagoas com a valorização profissional e a aquisição de materiais de excelência, marcas da gestão do governador Paulo Dantas. Por meio da Secretaria de Segurança Pública, sob a liderança do secretário Flávio Saraiva, o Estado reafirma sua dedicação em investir continuamente na formação técnica e no fortalecimento das forças de segurança”, afirmou o secretário.