Geral
Maceioenses podem retirar fraldas geriátricas de forma gratuita pelo Programa Farmácia Popular

Gleycyanny Romão
Em Maceió, idosos com com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência podem retirar, de forma gratuita, fraldas geriátricas por meio do programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB), do Ministério da Saúde. Na capital alagoana, 70 farmácias estão credenciadas e cada beneficiário pode retirar até 40 fraldas a cada 10 dias.
Para a obter as fraldas geriátricas, basta ir à farmácia credenciada, levar um documento com foto, CPF e apresentar a prescrição, laudo ou atestado médico que indique a necessidade do uso.
No caso de pessoas com deficiência, deverá constar também a Classificação Internacional de Doenças (CID). Clique aqui e veja quais são as farmácias credenciadas.
Caso o beneficiário não possa se deslocar, um representante legal pode fazer a retirada. Deve-se levar o documento oficial com foto e CPF ou documento de identidade que conste o número do CPF.
O representante legal pode ser:
Declarado por sentença judicial;
Portador de instrumento público de procuração que outorgue plenos poderes ou poderes específicos para aquisição de medicamentos e/ou fralda geriátrica junto ao PFPB;
Portador de instrumento particular de procuração que outorgue plenos poderes ou poderes específicos para aquisição de medicamentos e/ou fralda geriátrica junto ao PFPB, com reconhecimento de firma ou assinatura eletrônica;
Portador de identidade civil que comprove a responsabilidade pelo menor de idade, titular da receita médica.
Pacientes acamados ou impossibilitados de comparecerem ao estabelecimento:
Se o usuário não puder se deslocar a uma das farmácias pessoalmente, a retirada pode ser feita por um representante legal ou procurador, que deve apresentar:
1) Documento do paciente (documento oficial com foto e CPF);
2) Documentação do representante (documento oficial com foto e CPF);
3) Procuração ou documento legal.
A procuração pode ser acessada pelo link Modelo de Procuração Simples PFPB Fraldas.
A Prefeitura de Maceió também garante o acesso às fraldas geriátricas para outros públicos que não se enquadram no programa Farmácia Popular, como os atendidos pelo programa Remédio em Casa, desde que tenham indicação médica.