Geral

Pesquisa inédita revela hábitos de consumo de mídia e intenção de compras em Maceió

30/09/2025
Pesquisa inédita revela hábitos de consumo de mídia e intenção de compras em Maceió
Fotos: Levantamento realizado pela QI Mercado em parceria com a agência Chama Publicidade será apresentado nesta quarta-feira (1º)

O mercado publicitário alagoano terá acesso a um mapeamento inédito sobre os hábitos de consumo de mídia e a intenção de compras em Maceió. Os resultados da pesquisa, desenvolvida pela plataforma QI Mercado em parceria com Chama Publicidade, serão apresentados na próxima quarta-feira (1º), às 8h30, no Salão Jacarecica do Hotel Jatiúca, para seus clientes, agências, veículos de comunicação e convidados.

A iniciativa oferece dados estratégicos para embasar decisões de empresas e instituições que atuam no estado. Segundo Herman Fernandes, sócio da Chama Publicidade, o estudo vai muito além da simples medição de audiência.

“O grande objetivo é aprofundar o entendimento da relação entre mídia e consumo em Maceió, analisando comportamentos com recortes de faixa etária, renda, escolaridade, interesses, religião e muito mais. Essa precisão vai permitir que marcas se conectem com seus públicos de maneira mais assertiva”, explica.

A pesquisa foi realizada presencialmente com mais de 1.240 entrevistas, seguindo rigor técnico que garantiu a certificação do Conselho Executivo de Normas-Padrão (CENP), órgão regulador da atividade publicitária no Brasil, um marco para o mercado local.

Os resultados abrem oportunidades para diferentes segmentos. “Veículos, agências, órgãos públicos ou clientes privados poderão elaborar planejamentos de comunicação muito mais apurados. Esta pesquisa é um divisor de águas, pois muda a forma de dialogar com cada público, respeitando suas particularidades”, reforça Tárcio Lopes, sócio-executivo da Chama.

A pesquisa é um investimento feito pela agência e abre as comemorações dos seus 50 anos de atuação no mercado da Publicidade e Propaganda em Alagoas. Já os pacotes completos, com cruzamentos e análises específicas, serão comercializados pela QI Mercado.

Para Felipe Ladeira, sócio da empresa, os números chegam para suprir uma demanda urgente das companhias locais.“

A QI Mercado nasceu para enfrentar a falta de dados confiáveis sobre o comportamento do consumidor. Em Maceió, em parceria com a Chama, entregamos uma solução estratégica validada que transforma intuição em planejamento. Os dados mostram como, onde e por que as pessoas consomem produtos, serviços e conteúdos, permitindo decisões baseadas em evidências concretas”, destaca.

O levantamento abrange informações que vão dos hábitos de mídia à intenção de compra em setores como saúde, varejo, educação, mercado imobiliário, automotivo e até no segmento pet. Para a QI Mercado, a metodologia possibilita identificar tendências e oportunidades com precisão.

“Essa ferramenta é valiosa em um mercado dinâmico como o de Maceió, oferecendo segurança para investimentos e planejamentos”, acrescenta Felipe.

Parceria Chama Publicidade e QI Mercado

A Chama Publicidade é referência em resultados para marcas líderes em Alagoas, enquanto a QI Mercado é a única plataforma no Norte e Nordeste que combina pesquisa presencial com tecnologia de visualização em dashboards interativos. Juntas, as empresas colocam Maceió no mapa das cidades brasileiras que contam com dados certificados e atualizados para orientar estratégias de marketing, comunicação e vendas.

Fonte: Algo Mais Consultoria e Assessoria