Geral
Uninassau coleta 512 kg de lixo em ações de limpeza nas praias de Maceió

No Dia Mundial da Limpeza, a UNINASSAU Maceió, por meio dos cursos de Engenharia, Arquitetura, Enfermagem e Fisioterapia, participou de ações conjuntas que resultaram na coleta de 512 kg de resíduos sólidos, no sábado (20). Em parceria com a Prefeitura de Maceió, foram retirados 500 kg de lixo da praia da Avenida. Já na praia da Ponta Verde, a iniciativa contou com o apoio do Instituto Limpa Brasil e da Capitania dos Portos do Estado de Alagoas, da Marinha do Brasil, somando 15,2 kg, entre 938 bitucas de cigarro e 306 canudos plásticos.
Todo o material recolhido foi encaminhado para a cooperativa de reciclagem COOPREL. Para Nayane Silva, coordenadora do curso de Arquitetura da UNINASSAU Maceió, é fundamental pensar a cidade de forma coletiva, pois todos desfrutam das belezas naturais. “Precisamos ter consciência e manter esses espaços limpos, entendendo o lixo como resultado das nossas próprias ações. Além disso, é essencial valorizar o trabalho das cooperativas e reforçar a prática da coleta seletiva, separando vidro, plástico, papel e metal”, disse.
De acordo com o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), a conscientização do cidadão é fundamental, pois impede a chegada de milhares de toneladas de lixo aos mares, rios, lagoas e manguezais. “O ecossistema é muito prejudicado quando há resíduos sólidos espalhados no ambiente. Além de nós, seres humanos, também existem a vida marinha, os animais e a flora. Mais do que estar aqui de mãos dadas, mostramos para a sociedade a nossa mobilização em torno de uma nobre causa”.
Segundo Audrey Moura, docente do curso de Enfermagem da Instituição de Ensino Superior (IES) e representante do Instituto Limpa Brasil no estado alagoano, a ação tem alcance internacional, ocorrendo em mais de 190 países e mobilizando mais de 618 mil voluntários. “Fundamentada nos pilares de ensino, pesquisa e extensão, a UNINASSAU reforça seu compromisso social ao devolver à comunidade ações para promover reflexão e mudança. Essa responsabilidade se traduz em iniciativas para impactar a consciência das pessoas e contribuir para a transformação do mundo”.
Para Kedyna Tavares, diretora-executiva da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), a ação aproveitou o movimento mundial voltado para a limpeza de praias, rios e mangues. “O aprendizado se torna ferramenta de conscientização e sensibilização acessível a todos. Na praia da Avenida, os alunos identificaram resíduos plásticos com potencial de destinação às cooperativas. A parceria entre UNINASSAU e Prefeitura reforça a ideia de que, ao cuidar da natureza, cuidamos também de nós mesmos”, enfatizou.
A iniciativa ainda contou com uma dinâmica relaxante conduzida pelos discentes de Fisioterapia. Eles ofereceram massagem, liberação miofascial e ventosaterapia. Segundo a coordenadora do curso, Fátima Reis, os estudantes desenvolveram atividades distintas e puderam vivenciar diferentes demandas apresentadas pelos pacientes no cotidiano profissional. “O propósito é aliviar a dor, estimular a conscientização sobre os cuidados com o corpo e, ao mesmo tempo, proporcionar aprendizado prático aos alunos”, afirmou.
Leonardo César, estudante do 4º período da graduação de Fisioterapia, participou tanto da coleta como da dinâmica dos serviços fisioterapêuticos. “A vivência mostra como a poluição afeta a praia e quais atitudes podem contribuir para a mudança. Essa experiência desperta em nós a necessidade de participar de ações de limpeza. Durante o curso, a teoria tem grande valor, mas o contato com a rotina profissional e o atendimento aos pacientes permitem aprimorar nossas técnicas, fortalecer o trabalho em equipe e já enxergar a própria atuação como futuro profissional”, destacou.
Assessoria UNINASSAU Maceió