Geral

Olhar da Gente: Pacientes de Ibateguara passam por cirurgia de catarata no Hospital da Cidade

22/09/2025
Olhar da Gente: Pacientes de Ibateguara passam por cirurgia de catarata no Hospital da Cidade
Fotos: Mais de 100 pacientes de Ibateguara fazem cirurgia de catarata no Hospital da Cidade | Ascom SMS

Ana Cecília da Silva

No último sábado (20), 137 pacientes de Ibateguara passaram por cirurgia de catarata do 1º olho no Hospital da Cidade. No domingo (21), foi a vez de 150 pacientes de Maragogi realizarem o segundo olho. Estas pessoas foram contempladas pelo programa Olhar da Gente, que tem levado cirurgias a diversas cidades alagoanas, devolvendo esperança e dignidade a esses usuários.

Desde a triagem no município até o momento da cirurgia, os pacientes contam com o suporte completo dos profissionais do Olhar da Gente e do Hospital da Cidade, realizando exames pré-operatórios, pós-operatórios, entrega de óculos escuros e medicamentos, garantindo o cuidado integral com o paciente.

José Cícero, morador de Ibateguara, foi uma das pessoas que ganhou uma nova esperança com a cirurgia. “Não esperava o atendimento maravilhoso que tive aqui. Todos estão de parabéns e eu estou muito feliz por poder voltar a enxergar direito. Eu já não via nada de um olho e agora posso voltar a enxergar, a melhor coisa do mundo”, disse.

José Cícero, morador de Ibateguara, foi uma das pessoas que ganhou uma nova esperança com a cirurgia. Foto: Ascom SMS

José Cícero, morador de Ibateguara, foi uma das pessoas que ganhou uma nova esperança com a cirurgia

“Essa semana já chegamos à sexta cidade, levando qualidade de vida e dignidade a tantas pessoas. É incrível poder levar esse projeto a tantos municípios, agora 28, que devolve a visão e a esperança para as pessoas”, afirma Claydson Moura, secretário de Saúde de Maceió.

O programa tem como objetivo zerar a fila de espera por cirurgias oftalmológicas, garantindo atendimento rápido e acessível para a população. Para esta segunda fase foram investidos R$ 9,8 milhões, fruto da articulação da senadora Eudócia Caldas com execução direta da Prefeitura de Maceió e apoio do Ministério da Saúde. Para esta fase, estão previstas 10 mil cirurgias, que devem contemplar Maceió e outros 28 municípios alagoanos.