Geral
Curta-metragem Bilros celebra a tradição da renda de São Sebastião

A tradição da renda de bilros do município de São Sebastião é o tema central do filme-documentário Bilros que será lançado, na tarde da sexta-feira (26), no auditório da Secretaria Municipal de Educação de São Sebastião.
Produzido pela Riacho Doce - Gestão de Ideias - o curta-metragem registra a técnica de mulheres alagoanas que detém na memória o conhecimento de transformar linhas em rendas artesanais requintadas que são utilizadas em peças de decoração e vestuário.
A renda de bilros das mulheres de São Sebastião é referência em todo o mundo devido ao potencial criativo e personificado que garantem exclusividade em cada peça artesanal. Fabricadas com instrumentos manuais - os bilros, almofadas, cavaletes e gabaritos - as rendas fazem parte do patrimônio imaterial de Alagoas e do Nordeste brasileiro.
O documentário Bilros é um curta com linguagem antropológica que celebra a singularidade da cultura popular do interior de Alagoas.
Nesta composição, a narrativa visual está voltada para as memórias, conhecimentos e as práticas de mulheres que tem a vida entrelaçadas com as rendas de bilros.
“É fato que a técnica da renda de bilros está presente em muitos lugares, inclusive em outros estados brasileiros; porém, quando falamos de produções artesanais estamos falando de objetos que possuem identidades que se contrapõem a produção massiva e industrial. As rendas de bilros de São Sebastião são próprias porque não há como replicar a feitura deles em outro lugar. É isso que contamos no filme ao mostrar a fabricação dos bilros que surgem através das mãos do senhor Serraria e, ao aproximarmos a câmera das mãos e almofadas das rendeiras Júlia Santos, Maria Vânia, Josefa Severiana, Maria José Porto e Maria Rosa, fazendo o telespectador observar com intimidade a feitura dos instrumentos e rendas”, expôs o diretor Waldson Costa.
O documentário Bilros é resultado da política de cultura da Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião. Financiado pela Lei de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo, o filme conta a história de um dos maiores patrimônios de Alagoas: a Renda de Bilros. “Ele é um marco para São Sebastião porque através deste documentário é certo que muitas outras pessoas vão conhecer o potencial da nossa arte popular. Falo isso porque vejo que o filme cumpre papéis importantes a exemplo de valorizar e divulgar o trabalho das nossas rendeiras. Logo, ele é um importante instrumento para mostrar para o Brasil as riquezas de São Sebastião e Alagoas”, falou o secretário de Cultura e Turismo de São Sebastião, Rubens Romão.
O curta Bilros é uma produção audiovisual financiada pela Lei Paulo Gustavo, Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, Governo Federal, através do Edital 001/2024 da Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião, Prefeitura de São Sebastião.
Serviço:
Lançamento do curta-metragem Bilros
Quando: Sexta-feira (26), 14h
Onde: Auditório da Secretaria Municipal de Educação de São Sebastião
Mais informações: Instagram @riachodocecomunica @prefeitura_saosebastiao @seculttsaosebastiao
Assessoria