Geral
Prefeitura de Maceió promove 2º Seminário da Primeira Infância com foco em políticas públicas integradas

Janaína Farias
A Prefeitura de Maceió, por meio de uma ação intersetorial com várias pastas municipais, realiza na próxima terça-feira (23), no Centro Cultural do Cesmac, o 2º Seminário da Primeira Infância. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Educação, em conjunto com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental (Iplam) e a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
Com o tema “Políticas Integradas na Garantia dos Direitos da Primeira Infância”, o encontro tem como objetivo promover um espaço de formação, reflexão e integração das políticas públicas, reafirmando a criança como sujeito de direitos e protagonista de sua cultura e desenvolvimento. Para participar do evento, não precisa fazer inscrição prévia.
O seminário reunirá diretores escolares, professores, pesquisadores e profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, cultura e planejamento urbano.
A solenidade de abertura, marcada para às 13h30, deve contar com a presença de autoridades municipais, além de representantes do Ministério Público, Conselhos de Direitos, fóruns e entidades ligadas à educação e à infância.
Ao longo da programação, o evento abordará debates sobre políticas públicas, direito ao brincar, leitura e escrita, direito à cidade, a leitura e a escrita, e a valorização da cultura popular tradicional na vida das crianças.
Compromisso reforçado
O secretário de Educação de Maceió, Luiz Rogério, destaca que a Primeira Infância tem sido prioridade do prefeito JHC, desde o primeiro mandato, e que a realização do evento reafirma o compromisso da gestão municipal para com as crianças.
“Desde o início de sua gestão, o prefeito JHC tem investido fortemente nessa etapa, o que reflete em toda Maceió com a ampliação das matrículas e a construção de novos Cmeis dentro do programa Gigantinhos”, afirmou acrescentando que o seminário reforça o compromisso, além de buscar fortalecer a cooperação entre diferentes setores, garantindo às crianças uma infância saudável e feliz.
A subsecretária de Gestão Pedagógica da Semed, Tânia Almeida, ressalta que o 2º Seminário da Primeira Infância vem se tornando um marco para a rede pública municipal de ensino, ao valorizar o diálogo com outras secretarias, para desenvolver ações intersetoriais que assegurem às crianças o direito de aprender, brincar, conviver e se desenvolver plenamente.
“Ao reunir discussões sobre direitos como o brincar, o direito à cidade, à leitura e à escrita, e a valorização da cultura, este 2º Seminário fortalece o compromisso da Prefeitura de Maceió com políticas públicas integradas, reconhecendo as crianças como sujeitos de direitos e protagonistas do presente”, afirma a subsecretária.
A coordenadora da Educação Infantil da Semed, Thainy Lira, pontua que a iniciativa renova o compromisso com a defesa dos direitos das crianças de 0 a 6 anos. Segundo ela, o encontro é um espaço de diálogos intersetoriais, fortalecendo as práticas pedagógicas e reconhecendo a centralidade da criança.
“Inspirado em marcos normativos, como o Marco Legal da Primeira Infância e a Política Nacional Integrada da Primeira Infância, este encontro é um convite à construção de um diálogo contínuo entre as secretarias para o fortalecimento das garantias dos direitos das crianças”, destacou Thainy.
Programação
A programação começa às 13h30 com o credenciamento, seguido de uma apresentação cultural do Coral Educanto (Semed) e das crianças da creche José Madltton Vitor da Silva. Em seguida, acontece a palestra de abertura, com a exibição do vídeo “Da Visão Holística da Criança à Política Intersetorial da Primeira Infância”, apresentado pelo professor Vital Didonet, referência nacional na defesa dos direitos da criança, e mediação da psicóloga e técnica de referência da Subsecretária da Primeira Infância, Verônica Serpa.
A programação do seminário conta ainda com o painel "O Brincar e a Cultura como Direito", que abordará diversas temáticas. A professora Mestra Ana Cristina de Oliveira de Souza, da Semed, diretora da creche municipal Albeny Clarindo, debaterá o direito à leitura e à escrita na primeira infância e também trará a perspectiva da cultura popular tradicional na infância, a partir da experiência vivenciada com as crianças.
A professora-doutora Renata Maynart, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), abordará sobre o brincar como direito e espaço de criação cultural. A doutora Alessandra Soares de Moura, arquiteta e urbanista da Universidade Federal da Bahia (UFBA), apresentará reflexões sobre crianças, cidades e futuros possíveis. A mediação do painel será feita por Thainy Lira.