Geral
12° Concurso de Redações tem início com aplicação de provas

Kenny Lucas
O 12º Concurso de Redações do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), teve início nesta quarta-feira (17) com a aplicação das provas para estudantes das redes municipal e estadual de ensino. Ao todo, participam da iniciativa 13 escolas parceiras, além do Centro Educacional Cyro Accioly.
Na Escola Estadual Professor Edmilson Pontes, o professor de Língua Portuguesa Fernando Roberto destacou a motivação que o concurso traz para a comunidade escolar.
"É sempre um prazer participar e ver nossos alunos dedicados a uma atividade dessa importância. Eles estão concentrados, revisando seus textos e aproveitando esse momento que já faz parte da nossa rotina escolar", afirmou.
Estudantes compartilham experiências
Entre os participantes, o estudante Paulo Daniel, do 1º ano do Ensino Médio, comentou que no início sentiu certa dificuldade para organizar suas ideias, mas que, ao longo do desenvolvimento da redação, conseguiu se sentir mais seguro. "Fui construindo o contexto e, aos poucos, ficou mais fácil. Minha preparação foi observar a sociedade e como o tema se relaciona com o que a gente vive", disse o jovem.
PCJE inicia aplicação de provas do Concurso de Redação. Foto: Kenny Lucas - Ascom/Esmal
A aluna Ketilyn Thaísse, também do 1º ano da mesma escola, ressaltou a importância do concurso como preparação para futuros desafios. Para ela, a experiência é um treino para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). "Achei o tema muito importante e tranquilo de desenvolver. Essa oportunidade me ajuda a perceber meus erros e acertos e a me preparar melhor para o Enem", disse.
Aplicação de provas seguem
As provas do concurso continuam até a próxima sexta-feira (19). Cada participante deve entregar uma redação individual em formato dissertativo-argumentativo, com 10 a 30 linhas, contemplando os subtemas trabalhados pelo PCJE, como bullying, violência sexual, meio ambiente e violência doméstica.
As escolas terão comissões próprias para selecionar as três melhores produções, que serão encaminhadas à banca final composta por representantes do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), da Esmal, da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Premiação e escolas participantes
Os três primeiros colocados de cada escola receberão mochilas com kits escolares. O primeiro lugar também ganhará um tablet. Além disso, o professor orientador do vencedor geral de cada rede e o diretor da escola com a maior média serão premiados com tablets. Já o primeiro colocado do Centro Cyro Accioly receberá uma Alexa. Além disso, todos os estudantes receberão certificados de participação
Participam do concurso as escolas municipais Professor Antídio Vieira, Dr. José Haroldo da Costa, João Sampaio, Pompeu Sarmento, Silvestre Péricles e Zumbi dos Palmares; as escolas estaduais Professor Mário Broad, Princesa Isabel, Professora Anaías de Lima Andrade, Dr. Edson Bernardes, Professor José da Silveira Camerino, Professor Edmilson de Vasconcelos Pontes e o Centro Estadual Educacional Cyro Accioly.
A solenidade de entrega dos prêmios está marcada para o dia 14 de outubro, às 14h, no Pleno Desembargador Gerson Omena Bezerra, no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).