Geral

Hospital de Emergência do Agreste acolhe mais de 770 pessoas no Feriadão da Emancipação de Alagoas

17/09/2025
Hospital de Emergência do Agreste acolhe mais de 770 pessoas no Feriadão da Emancipação de Alagoas
Fotos: Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (17) pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da unidade | Divulgação

Tony Medeiros

Durante o Feriadão da Emancipação Política de Alagoas, os profissionais que trabalharam nos plantões do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, acolheram 777 pessoas. O balanço foi divulgado nesta quarta-feira (17) pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da unidade, e reúne os dados da Plataforma GestHosp, tabulados entre o sábado (13) e a terça-feira (16).

Do total de pessoas assistidas pelo HEA no Feriadão da Emancipação Política de Alagoas, 170 deram entrada na unidade por causa de acidentes de trânsito, sendo 104 por quedas ou colisões envolvendo motocicletas. Os dados contabilizam, ainda, 10 vítimas de acidentes de bicicleta, cinco por atropelamento, três por capotamento, 37 por colisões e 11 por acidentes de carro.

Os plantonistas do HEA receberam também 64 vítimas de corpo estranho no olho, ou ouvido, garganta ou nariz. Foram acolhidas 16 vítimas de intoxicação exógena, 30 de agressão, sendo 16 por agressão corporal, 13 por arma branca e uma vítima de agressão por arma de fogo.

O HEA acolheu 16 pacientes que sofreram mordidas de cachorro, 13 vítimas de picada de escorpião, quatro por picada de inseto e três por mordida de gato. Ainda foram atendidas 13 vítimas de queda de animal.Durante os plantões do sábado (13) até a terça-feira (16), também foram acolhidas 22 vítimas de pancada e 15 que sofreram acidente de trabalho.

O Hospital registrou atendimentos a 120 vítimas de queda da própria altura e 40 de queda de altura. A maior unidade hospitalar pública no interior de Alagoas, referência para os moradores da II Macrorregião de Saúde, formada pelo Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, atendeu 53 pacientes que sofreram luxações ou entorses e cinco feridos por queimadura.

Durante todo o Feriadão da Emancipação Política de Alagoas foram realizados 21 procedimentos cirúrgicos.