Geral
Projeto selecionado por edital da ABDI leva micro e pequenas empresas do agreste alagoano ao e-commerce

Micro e pequenas empresas do agreste alagoano, especialmente as lideradas por mulheres, jovens e grupos de baixa renda, passam a contar com apoio para ingressar no comércio eletrônico. A iniciativa Agreste Digital oferece acesso gratuito ao SeverinoPro, software que simplifica a gestão de estoque, finanças, emissão de notas fiscais e vendas on-line, ajudando os pequenos negócios a ganharem maturidade digital.
A solução foi uma das premiadas pelo edital E-commerce.BR, resultado da parceria entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Inscrita na categoria Comunicação e Integração Digital, a solução é fruto de uma rede de inovação formada pela startup PolarSoft, a Prefeitura de Viçosa (AL) e a Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).
No piloto, 100 empresas serão capacitadas e 61 receberão gratuitamente uma assinatura de 12 meses da SeverinoPro, plataforma que integra planejamento de recursos empresariais, inteligência artificial, chatbot no WhatsApp e vitrine virtual.
A meta é elevar em 30% a maturidade digital das empresas, aumentar em 20% a produtividade e ampliar em até 25% as vendas on-line. Os setores atendidos incluem moda, alimentos e bebidas, cosméticos, vestuário, construção, saúde, beleza e bem-estar.
“O SeverinoPro será a tecnologia que dará suporte para alavancar esses resultados. Não se trata apenas de vender mais, mas de vender melhor, com gestão. Se aumentamos vendas sem organizar a gestão, a empresa pode quebrar, e não é isso que buscamos”, explica Rhafaella Karlla, diretora de projetos da startup.
Segundo ela, a escolha pelo software foi estratégica. “Ao invés de criar algo, olhamos para soluções locais que já funcionam. O Severino faz gestão financeira, fiscal, de vendas, integra o WhatsApp ao sistema e transforma dados em retenção de clientes. Tudo em um só lugar, na palma da mão”.
O projeto busca inclusão digital, aceleração do e-commerce e o fortalecimento do ecossistema empreendedor local, com foco em públicos que enfrentam maiores barreiras de acesso à tecnologia.
Desigualdade regional
O comércio eletrônico movimentou R$ 225 bilhões no Brasil em 2024, crescimento de 14,6% em relação ao ano anterior, segundo o Observatório do Comércio Eletrônico Nacional, do MDIC. Apesar do crescimento, a concentração ainda é alta: o Sudeste responde por 77,2% das vendas on-line, enquanto o Nordeste, onde o Agreste Digital atua, representa apenas 5,5%.
“As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste têm grande potencial econômico, mas enfrentam dificuldades de infraestrutura digital, logística e acesso a tecnologias. Ao investir na digitalização dessas áreas, a ABDI e o MDIC ajudam a criar um ambiente mais justo e favorável para que micro, pequenas e médias empresas locais possam inovar e crescer”, afirma Adryelle Pedrosa, gerente de Transformação Digital da ABDI.
E-commerce.BR
O edital acaba de premiar e selecionar nove projetos que avançam para a fase piloto, voltada a fomentar o comércio eletrônico nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste. Só no Nordeste, serão investidos R$ 1,5 milhão nas quatro iniciativas premiadas da região - além de Alagoas, projetos da Bahia, Piauí e Paraíba também foram contemplados.
Concluída essa etapa, três iniciativas serão escolhidas para a fase de escala, que contará com um aporte adicional de R$ 500 mil e acompanhamento técnico da ABDI. Essa nova fase possibilitará ampliar o alcance das soluções, beneficiando um número maior de empresas, setores e localidades.
Ao todo, o edital destinará R$ 4,92 milhões para fomentar as vendas on-line, e até o fim de 2026, a Agência prevê impactar mais de 1.500 empresas nas três regiões do país, ampliando a participação de MPMEs no comércio digital e estimulando a geração de emprego e renda.
Fonte: Assessoria