Geral

PCJE e TRT reforçam parceria com visita de estudantes a Memorial Pontes de Miranda

10/09/2025
PCJE e TRT reforçam parceria com visita de estudantes a Memorial Pontes de Miranda
Fotos: “Quanto mais próximos estamos da nossa própria história, mais conscientes e cidadãos plenos nos tornamos" afirmou a psicopedagoga Rejane Luisa da Escola Estadual Mário Broad | Filipe Norberto - Ascom/Esmal

Trinta estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Mário Broad visitaram, na manhã desta quarta-feira (10), o Memorial Pontes de Miranda, localizado na sede da Justiça do Trabalho,. A atividade é resultado da parceria entre o Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) e o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-19).

A servidora do TRT, Paula Barreto, foi a responsável por conduzir o passeio, que apresentou a história das relações de trabalho desde o Brasil Colônia até as conquistas do século XX, passando pela figura do lendário jurista alagoano Pontes de Miranda

Para Paula, a visita representa “ uma importante lição sobre a preservação da memória do Poder Judiciário e amplia as noções de cidadania para os estudantes que estão formando sua consciência crítica”.

A psicopedagoga Rejane Luísa Costa, que acompanhou a turma, compartilha dessa mesma visão. Segundo ela, este tipo de ação gera nos jovens senso de pertencimento cultural, histórico e político capaz de mobilizá-los a transformar a realidade ao redor.

“Quanto mais próximos estamos da nossa própria história, mais conscientes e cidadãos plenos nos tornamos. Quando trazemos alunos de escolas públicas para compreender, por exemplo, sobre a lei trabalhista, estamos formando futuros trabalhadores mais conscientes de seus direitos”, ressaltou.

Rejane considera que a parceria entre PCJE e rede estadual fortalece a construção humanística dos alunos. “É preciso conhecer para usufruir: você só pode exercer um direito quando entende que ele lhe pertence. Por isso considero essa parceria maravilhosa e esclarecedora, porque nos conecta à nossa história, que muitas vezes não temos a oportunidade de acessar”, acrescentou.

A estudante Lays Fernanda também ressaltou a importância da visita. Para ela, conhecer a trajetória de Pontes de Miranda servirá como inspiração em suas escolhas pessoais.

“Aprendi bastante, principalmente sobre a vida dele, sua produção literária e os trabalhos que realizou. Isso me inspira, porque mesmo vindo de uma família muito rica, Pontes de Miranda trabalhou intensamente e construiu uma carreira sólida. Isso me motiva a seguir o mesmo caminho: lutar, trabalhar e conquistar meu futuro”, afirmou.

Ascom Esmal