Geral
Alagoas celebra legado de Nise da Silveira com projeto 'Nise em Cores e Formas'

Gabriel Cabral
O vice-governador Ronaldo Lessa participou, nesta segunda-feira (8), da abertura do projeto “Nise em Cores e Formas”, em homenagem aos 120 anos de nascimento da psiquiatra alagoana Nise da Silveira, referência mundial no cuidado humanizado em saúde mental.
Lessa destacou o compromisso do Governo de Alagoas com a valorização da memória da médica e com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à saúde mental no estado.
A iniciativa é fruto de emenda parlamentar do deputado Paulão e será executada pelo Instituto de Ação, Desenvolvimento e Cidadania (Iadec), em parceria com o Governo de Alagoas.
O projeto prevê uma série de ações entre setembro e dezembro de 2025, como oficinas de pintura, murais coletivos, atividades lúdicas para crianças, exposições artísticas e o espetáculo “Nise e os Malucos Beleza”, que será apresentado no Teatro Gustavo Leite. Todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público, envolvendo artistas, educadores, profissionais de saúde e usuários da Rede de Atenção Psicossocial (Raps).
Durante a solenidade de lançamento, o vice-governador ressaltou a relevância da homenagem e a necessidade de manter viva a memória de Nise.
%200025.jpg)
“Esse projeto não é apenas sobre preservar o legado de Nise, mas sobre evidenciar sua contribuição para a humanidade. A Vice-Governadoria está, desde o início, apoiando essa construção e, embora reconheçamos que poderíamos ter feito ainda mais, reforçamos o compromisso de continuar avançando. A saúde mental sempre foi uma pauta importante para o nosso governo e vamos seguir fortalecendo essas ações”, afirmou.
“Nise em Cores e Formas” contará com uma série de oficinas, exposições e espetáculos. A proposta é reforçar Alagoas como uma referência na defesa da dignidade, da cidadania e da inclusão por meio da arte e da cultura.
O coordenador-geral do projeto, Vinícius Palmeira, destacou o caráter simbólico do encontro inaugural. “A abertura de hoje é uma das iniciativas mais representativas do projeto Nise 120. Estamos reunindo profissionais da arte e da saúde mental para mostrar como a cultura pode transformar vidas. Queremos que essa integração deixe marcas nos territórios e nas pessoas, fortalecendo o legado de Nise da Silveira”, disse.
%200007.jpg)
A secretária da Assistência e Desenvolvimento Social, Katia Born, ressaltou o caráter coletivo da iniciativa. “Quero agradecer aos artistas e a todos os envolvidos. Este projeto tem sido um grande aprendizado e me comprometo a dar o meu máximo para contribuir com sua execução”.
Já a coordenadora artística do projeto, Marta Arruda, enfatizou o simbolismo do início das atividades em homenagem à psiquiatra alagoana. “Começamos hoje a realizar um sonho de mais de um ano de construção. É um projeto desafiador e extenso, mas que tem um grande significado: levar o legado de Nise da Silveira para os 102 municípios de Alagoas por meio da arte”, frisou.
A presidente do Iadec, Alessandra Moretti, celebrou o esforço conjunto e a amplitude da proposta. “Essa rede mobiliza mais de 30 profissionais e marca o início de um processo que busca integrar cultura, educação e saúde mental. É uma felicidade ver esse projeto sair do papel e chegar à população”, comemorou.