Geral

Profissionais da Educação recebem capacitação para notificação de violência nas escolas

05/09/2025
Profissionais da Educação recebem capacitação para notificação de violência nas escolas
Fotos: Capacitação representa um importante avanço na prevenção das violências no ambiente escolar | Ascom SMS

Wilson Smith

A Secretaria Municipal de Saúde(SMS), realizou nos dias 3 e 4 de setembro, duas capacitações voltadas para profissionais da rede municipal de ensino sobre identificação, notificação e encaminhamento de casos de violência interpessoal e autoprovocada observadas em ambiente escolar. O treinamento foi direcionado para psicólogos e demais profissionais da Escola Padre Pinho, localizada em Cruz das Almas.

“Estamos com um projeto piloto que será desenvolvido na Escola Municipal Padre Pinho e o objetivo é implantar e implementar a notificação de violência, fortalecendo a rede de proteção e ampliando o cuidado. A escola é um espaço importante na identificação de casos de violências e saber como proceder é permitir que esses estudantes tenham acesso a rede de proteção, garantindo atendimento e direitos”, destacou Rozali Costa, responsável técnica pela área de Violências e Acidentes da SMS.

O objetivo deste trabalho é ampliar a notificação de violência na rede intersetorial, sendo a escola um lugar de proteção. A notificação de violência, tem a proposta de acolher, atender, notificar e acionar a Rede intersetorial. Nesse sentido, as fichas de notificação são um instrumento intersetorial que pode ser adotado em diferentes políticas públicas.

“O momento é de construção e fortalecimento de parcerias, com o objetivo de ampliar e qualificar a vigilância das violências no município de Maceió, a SMS reforça o compromisso de proteger a comunidade escolar, garantindo que situações de violência sejam registradas, acompanhadas e recebam os encaminhamentos necessários”, completa Rozali Costa.


A notificação dos casos é fundamental para compreender o cenário de forma mais ampla, permitir a construção do perfil epidemiológico, subsidiar a elaboração e avanço de políticas públicas eficazes. As capacitações contam com uma parceria entre Coordenação Técnica de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e não Transmissíveis, do Cerest Regional Maceió, Promoção da Saúde e Cerest Estadual.