Geral
Livre de Assédio recebe Selo ODS Brasil por atuação transformadora contra a violência de gênero no país

A organização Livre de Assédio acaba de ser reconhecida pelo Instituto Vozes da Inclusão, chancelador do Selo ODS Brasil, como uma das iniciativas mais transformadoras e urgentes do país no enfrentamento às violências, como a de gênero, que atravessam ambientes de trabalho, espaços de lazer e a vida em sociedade.
O prêmio, concedido na Categoria Honraria, destaca o impacto concreto da iniciativa, que já treinou aproximadamente 22 mil funcionários de empresas privadas no Brasil em protocolos de prevenção ao assédio sexual e à importunação sexual desde 2017 . Além disso, desenvolveu metodologias próprias, formou pessoas, certificou companhias e eventos e criou canais de escuta e acolhimento. Em 2025, a organização atuou na Virada Cultural de São Paulo e nos carnavais de Olinda, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Mais do que nomear o problema, a Livre de Assédio tem transformado denúncia em proteção, medo em segurança e silêncio em voz — colocando a dignidade humana no centro da pauta. Atualmente, a Livre de Assédio atua também em parceria com a Secretaria Estadual da Mulher do Rio de Janeiro, treinando equipes que trabalham em hotéis, bares, restaurantes e casas noturnas, numa estratégia para fortalecer a rede de acolhimento a mulheres vítimas de violência de gênero .
O reconhecimento à organização se insere no contexto da Agenda 2030 da ONU, reafirmando que não há futuro sustentável sem igualdade de gênero, equidade e respeito à dignidade cotidiana.
Oficina Consultoria