Geral
Cadastro de entidades nos editais sociais do Banco do Nordeste encerra dia 9 para algumas modalidades de incentivo

O prazo para cadastro de entidades nos editais sociais do Banco do Nordeste (BNB) relativos ao Fundo da Criança e do Adolescente, Fundo da Pessoa Idosa e Lei de Incentivo ao Esporte se encerra na terça-feira, 09. Após essa etapa, os projetos podem ser inscritos até o dia 23. Ao todo, o BNB destinou R$ 30 milhões em recursos não reembolsáveis para apoiar iniciativas no âmbito de legislações de inventivo fiscal, contemplando também o Pronon (atenção oncológica), Pronas-PCD (saúde da pessoa com deficiência) e a Lei de Incentivo à Reciclagem. Para estas últimas, os respectivos editais preveem prazos mais amplos de inscrição.
O cadastro dos proponentes é realizado na plataforma Convênios Web, no site do BNB: Link.
“É o maior valor já destinado pelo Banco no apoio a projetos sociais e esportivos. Nesta edição dos editais, há ainda a novidade da submissão de projetos no âmbito da Lei de Incentivo à Reciclagem, regulamentada em 2024. Trata-se de grande oportunidade para entidades públicas e privadas sem fins lucrativos e, no caso do edital de reciclagem, também para micro e pequenas empresas obterem o investimento necessário para realização de suas ações”, ressalta o superintendente estadual do BNB em Alagoas, Sidinei Reis.
O gestor destaca que, desde 2022, instituições alagoanas já foram contempladas com R$ 1,162 milhão dos editais sociais e esportivos do BNB, a exemplo do Instituto de Desenvolvimento Socioambiental João de Barro, de Arapiraca, que realiza projeto de arte educação com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, e da Associação Dojo Samurais, de Maceió, que, por meio do ensino do judô, promove o acolhimento e a inclusão social dos participantes.
Os editais estão disponíveis no site do Banco do Nordeste (Link).
Reciclagem
Pela primeira vez nos editais sociais e esportivos do BNB, a instituição incluiu o tema da reciclagem, por meio de apoio a entidades públicas e privadas, previamente autorizadas pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com foco no fortalecimento da cadeia produtiva da reciclagem e na inclusão de catadores e cooperativas.
Os projetos apoiados devem possibilitar, dentre outros objetivos, a melhoria do meio ambiente pela redução dos resíduos enviados para aterros sanitários, a geração de renda e a alavancagem da economia circular.
Ascom Banco do Nordeste