Geral

Emater e Fapeal lançam processo seletivo para bolsas voltadas à extensão rural

02/09/2025
Emater e Fapeal lançam processo seletivo para bolsas voltadas à extensão rural
Fotos: Os novos bolsistas atuarão fortalecendo ações em desenvolvimento rural através da Emater | Ascom Emater

Letícia Holanda 

O Instituto para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) publicaram, nessa segunda-feira (01), o edital que concede vagas para bolsas de Extensão Tecnológica, Técnica e Apoio à Pesquisa.

Os novos bolsistas atuarão fortalecendo ações em desenvolvimento rural através da Emater. Conforme edital, que pode ser acessado clicando aqui, os interessados devem conferir as informações nesta página, no site da Emater, e inscrever-se até o dia 14 de setembro.

No total, 50 bolsas estão sendo ofertadas para diferentes perfis de profissionais. As jornadas de trabalho serão de 30 horas semanais a serem executadas, de acordo com a disponibilização informada em edital, nas Supervisões Regionais da Metropolitana (Maceió), Agreste I, Agreste II, Alto Sertão, Médio Sertão, Baixo São Francisco e Grande Mata Alagoana.

Os três níveis contemplam as áreas:

Perfil 1 - Coordenação: Profissionais de nível superior com formação em Engenharia Agronômica ou Zootecnia, com experiência em gestão de projetos de pesquisa, desenvolvimento ou inovação em inclusão social e produtiva.

Perfil 2 - Técnico Nível Superior: Graduação em Agroecologia, Engenharia Agronômica, Engenharia de Pesca, Serviço Social, Medicina Veterinária ou Zootecnia.

Perfil 3 - Técnico Nível Médio: Formação Técnica em Agropecuária ou Agroecologia.

Os profissionais deverão atuar auxiliar e participar do desenvolvimento de programas e projetos relacionados à assistência técnica e extensão rural, correspondente a sua formação, em consonância com a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER) e o Programa Nacional de Assistência Técnico e Extensão (PRONATER).

A duração da bolsa é de até 12 meses, prorrogáveis por igual período de acordo com o Plano de Trabalho e do Termo de Convênio de Cooperação Técnica-Financeira Fapeal/Emater.

“O trabalho de assistência técnica que realizamos através dos profissionais da Emater beneficiam diretamente o agricultor familiar do nosso estado e faz com que ele possa se desenvolver, otimizar seus produtos e, consequentemente, gerar aumento de sua renda. Essa iniciativa reforça o compromisso do governador Paulo Dantas com esse público e reconhece sua importância para o nosso estado, além de gerar oportunidade de trabalho para os profissionais”, ressalta o diretor-presidente da Emater, Kil Freitas.

Atuação da Emater

Referência em assistência técnica e extensão rural, a entidade foi criada pela Lei 7.291, e é uma autarquia ligada à Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri). Hoje, a entidade conta com 70 técnicos que atendem municípios nas regionais: Metropolitana, Alto Sertão, Médio Sertão, Grande Mata Alagoana, Baixo São Francisco, Agreste I e Agreste II.

Visando chegar a mais locais e aprimorar a atuação, mais de 65 termos de cooperação com os municípios estão ativos. Com essas novas bolsas, a ideia é que a atuação seja expandida, contemplando um maior número de atendimentos aos estabelecimentos rurais do estado.