Geral
Organon fecha contrato para fornecer 1,8 milhão de implantes subdérmicos para contracepção ao SUS

A Organon fechou contrato com o Ministério da Saúde para fornecimento de 1,8 milhão de implantes subdérmicos de etonogestrel ao Sistema Único de Saúde (SUS) até 2026. Método de contracepção de longa duração mais eficiente do mundo, com taxa de eficácia de 99,95%, superior até a da laqueadura, o contraceptivo já terá 500 mil unidades distribuídas neste ano, incorporando-se relação de métodos contraceptivos oferecidos pelo SUS, reforçando a política de planejamento familiar e de saúde da mulher do governo federal. O acordo será de R$ 244 milhões.
A adoção do contraceptivo na rede pública foi aprovada em julho pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS. Depois, em agosto, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) tornou obrigatória a oferta de implantes subdérmicos de etonogestrel por planos de saúde a partir de setembro deste ano. Atualmente, a Organon é a maior fornecedora de contraceptivos hormonais de longa duração no mercado público, com market share de 81%, e detém 32% de todo o mercado.
O implante subdérmico de etonogestrel tem a forma de uma fina haste flexível, de 4cm por 2mm de diâmetro, colocado embaixo da pele do braço em um procedimento rápido, com anestesia local, liberando lentamente um hormônio, o etonogestrel, em baixas quantidades ao longo de três anos. O contraceptivo previne a gravidez com um mecanismo duplo de proteção, que aumenta a densidade do fluido uterino, impedindo a entrada de espermatozoides no útero.
"A Organon quer ser parceira no planejamento familiar das brasileiras. Já atendemos a 1 milhão de pacientes no país e queremos oferecer a elas o que há de melhor no mundo para tomem as melhores decisões em relação à sua saúde e ao seu futuro. Em alguns anos, veremos uma geração de meninas e mulheres que tiveram mais escolhas para as suas vidas e um país com taxas menores de gestações não planejadas, sobretudo em adolescentes”, conta o CEO da Organon Brasil, Ricardo Lourenço. "Esta medida do governo é importantíssima porque estamos falando de meios de planejamento familiar e proteção de futuro para essas pessoas, que, por causa da gravidez não planejada, acabam abandonando os estudos, limitando o seu acesso ao mercado de trabalho e perpetuando ciclos de pobreza".
Planos de saúde começam a oferecer implante
Todas as beneficiárias de planos de saúde com idades de 18 a 49 anos no Brasil também terão acesso ao implante subdérmico de etonogestrel. Em agosto, a ANS determinou que as operadoras passassem a oferecer o contraceptivo a partir de 1º de setembro. Com a inclusão no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, o dispositivo passa a ser oferecido obrigatoriamente pelos planos sem custo adicional para as pacientes.
"A decisão da ANS é histórica para o planejamento familiar e a saúde das mulheres e todas as pessoas com útero no Brasil. Agora, todas as usuárias de planos de saúde no Brasil terão acesso ao método contraceptivo mais eficaz do mundo, junto com aquelas atendidas pelo SUS. Para a Organon, é um orgulho participar desse movimento de democratização do acesso da população às tecnologias de planejamento familiar mais modernas do mercado", completa o CEO da Organon Brasil.
O executivo ressalta também que o implante é contraindicado para pacientes com distúrbio tromboembólico venoso ativo; tumor hepático (benigno ou maligno) ou histórico familiar dessa enfermidade; presença ou suspeita de malignidades sensíveis a esteroide sexual; sangramento vaginal não diagnosticado; e hipersensibilidade à substância ativa ou componentes do dispositivo.
Sobre a OrganonA Organon é uma empresa global de saúde independente com o propósito de ajudar a melhorar a saúde das mulheres em todas as fases da vida. Com um portfólio diversificado, a companhia atua em diversas áreas terapêuticas, oferecendo mais de 60 medicamentos e produtos voltados para a saúde feminina, biossimilares e medicamentos estabelecidos no mercado. Além de seu portfólio atual, a Organon investe em soluções e pesquisas inovadoras para impulsionar novas oportunidades de crescimento em saúde feminina e biossimilares.
A empresa também busca colaborar com parceiros biofarmacêuticos e inovadores interessados em comercializar seus produtos, aproveitando sua escala e presença ágil em mercados internacionais de rápido crescimento.
Com sede em Nova Jersey, nos EUA, e presença em 140 países, a Organon possui um alcance geográfico significativo e conta com cerca de 10 mil colaboradores ao redor do mundo. Para mais informações, visite organon.com/brazil e conecte-se conosco nas redes sociais: linkedin.com/company/organon-
Fonte: Assessoria