Geral

Fapeal participa de eventos no Instituto de Ciências Biológicas da Ufal

02/09/2025
Fapeal participa de eventos no Instituto de Ciências Biológicas da Ufal
Fotos: Diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes participou da mesa de abertura de eventos | Renner Boldrino / Ascom Ufal e Anthony Cândido

Naísia Xavier

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) participou da mesa de abertura do I Simpósio Integrado de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas (ICBS Ufal).

O SIPPós é realizado concomitantemente à XXXIX Semana da Biologia (SemaBio). A abertura conjunta se deu no campus A.C. Simões, na noite dessa segunda (1°). O diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes, participou da mesa.

A SemaBio é o evento mais longevo da Ufal, chegando à trigésima nona edição em 2025. Já o SIPPós estreia com recursos do Governo do Estado, por meio do edital para organização de eventos da Fapeal. O momento une os três programas de pós-graduação do ICBS e, também, o bacharelado e a licenciatura em Ciências Biológicas.


As duas graduações chegaram aos 50 anos em 2024 e, atualmente, o bacharelado encontra-se no conceito máximo da avaliação do Ministério da Educação. Além disso, o Centro Acadêmico Enraizando em Terras Secas (Caetés) chegou completou 45 anos em maio deste ano.

“Com muita alegria aceitei o convite dessa comunidade. É uma felicidade grande ver a universidade vibrante. É uma demonstração de força, e valeu muito a pena nós termos lutado e resistido àquele momento que passou, tanto a escassez de recursos para a ciência e tecnologia, no âmbito federal, e também a pandemia”, comentou Fábio Guedes, elencando os diversos resultados e eventos que a Ufal foi capaz de realizar neste segundo semestre.

O diretor ressaltou os avanços na pós-graduação strictu senso das universidades estaduais de Alagoas, Uneal e Uncisal, além do fortalecimento da educação superior no interior do estado.

Incentivo

Participaram da mesa de abertura a vice-reitora da universidade, Eliane Cavalcanti (também bióloga); o professor Renato Rodarte, diretor do ICBS; o professor Gilberto Costa, vice-coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (ProfBio); a professora Nídia Fabré, do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos (PPG-DIBICT); o professor Abelardo Júnior, vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS); e o professor Olagide Wagner, coordenador do Bacharelado em Ciências Biológicas.

Os eventos têm coordenação dos docentes Marcos Vidal e Luana Mendonça, e a parceria do CA Caetés, presidido pelo estudante Eduardo Lima Filho.

A palestra magna da noite foi proferida pelo professor Paulo de Marco Júnior, doutor em Ecologia, vinculado à Universidade Federal de Goiás. A solenidade de abertura contou com homenagens a representantes de gestões passadas do Centro Acadêmico, formandos, técnicos e vigias do ICBS.

O professor Fábio Guedes entregou homenagem à Gestão Bertha Lutz, do Caetés, representada pelo egresso Devid Tenório.

A Fapeal é órgão vinculado à Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti).