Geral
Exposição do programa Alagoas Feita à Mão é montada na Paris Design Week 2025

Julyan Bomfim
A programação do artesanato alagoano na Paris Design Week 2025, maior evento de design mundial, começa nesta quarta-feira (3), com a participação na exposição “Héritage Culturel et Savoir-Faire”, no âmbito do Ano Cultural Brasil–França, na Embaixada do Brasil. Nesta terça-feira (2), teve início a montagem do espaço que receberá a exposição “Caboco + Alagoas Feita à Mão”, organizada pelo Programa Alagoas Feita à Mão, como parte das comemorações dos 10 anos da iniciativa do Governo do Estado
A montagem do estande está sendo feita pela equipe da Marco500, em conjunto com técnicos da Secretarias de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e do programa, representados pelo secretário Júlio Cezar e a secretária Paula Dantas.
A preparação para a “Caboco + Alagoas Feita à Mão” envolve a ambientação e organização das peças produzidas pelos 23 artesãos de Alagoas, que serão apresentadas ao público europeu em um espaço de destaque na capital francesa.
O evento deve atrair um público estimado de 70 mil visitantes, reunindo mais de 2.500 marcas, acompanhadas por mais de 2 milhões de pessoas ao redor do mundo, com participantes de cerca de 180 a 190 países.

Alagoas também vai marcar presença na mostra “Amuleto”, promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil ), ampliando a representatividade do estado dentro da programação oficial dos dois maiores eventos de design do mundo.
“A participação reafirma o pioneirismo de Alagoas na valorização do artesanato como política pública de Estado e consolida o processo de internacionalização da produção artesanal, abrindo novas oportunidades de visibilidade e negócios para os artesãos locais”, destaca o secretário Júlio Cezar (Serfi), que desembarcou na manhã desta terça, em Paris.