Geral

Senac Alagoas qualifica 93 alunos em oficinas de gastronomia realizadas em Penedo

01/09/2025
Senac Alagoas qualifica 93 alunos em oficinas de gastronomia realizadas em Penedo
Fotos: Oficinas ocorreram durante o Festival Penedor Sabor & Jazz, evento que movimentou o turismo e a economia local

O Senac Alagoas foi parceiro, pelo segundo ano consecutivo, do Festival Penedo Sabor & Jazz, um evento que movimentou a histórica cidade de Penedo, reunindo gastronomia, música e cultura na Praça 12 de Abril, às margens do Rio São Francisco. Nos dias 28, 29 e 30 de agosto, o Senac levou a carreta-escola de Gastronomia ao evento, com oficinas gratuitas para a população local ministradas pela instrutora Clarissa Borges.

Ao todo, foram 93 participantes qualificados nas diversas oficinas, entre adultos e crianças. O público infantil aproveitou as oficinas de lanches criativos e decoração de cupcakes, já os adultos puderam participar das oficinas de Bobó de Camarão, Tilápia Empanada com Purê de Abóbora, Dadinho de Tapioca com Mel e Pimenta Dedo-de-Moça e Cupcakes.


“Eu acho que deveria ter mais aqui na cidade, porque é uma experiência única. Inclusive, teve no ano passado e eu não consegui participar. Porém, este ano eu consegui, e a minha experiência foi maravilhosa, aprendi várias dicas muito legais. Aprendi um purê de abóbora maravilhoso, em que a gente aproveita a abóbora por completo”, contou uma das participantes das oficinas, Maya Melo.

Para ela, um dos grandes diferenciais da oficina foi a didática e os conhecimentos passados pela instrutora de Gastronomia do Senac Alagoas. “Achei ela perfeita. Explica tudo de forma clara, é extremamente paciente e, além disso, muito criativa. Ontem mesmo tinha uma receita que nem estava no cardápio, mas nós conseguimos aprender e para mim, foi surreal”, elogia.



Parceria com Senac

Essa é a segunda edição do Festival Penedor Sabor & Jazz, que teve entrada gratuita e foi aberto ao público. Desde o primeiro ano, o Senac Alagoas foi parceiro do evento, buscando aproximar e qualificar a população de novas técnicas gastronômicas, dicas e receitas exclusivas. Além disso, o evento conta com apresentações musicais de jazz e música instrumental, valorizando o estado com a presença de artistas regionais.

O Diretor Regional do Senac Alagoas, Felipe Dietschi, esteve presente e discursou na solenidade de abertura do evento junto a outras autoridades, como o presidente do Sistema Fecomércio, Adeildo Sotero, e o diretor Regional do Sesc Alagoas, Carlos Pessoa.



Sotero ressaltou a força do evento, que se consolida como uma força no calendário de eventos da região. "Um festival como este não valoriza apenas a boa gastronomia e a música. Valoriza, também, o comércio de bens, de serviços e de turismo. São dois dias de um evento rico em cultura, sabor e alegria que movimenta a economia por meio de empreendedores, moradores e visitantes”, disse.

Para Dietschi, o evento representa um grande marco para a cidade, tendo em vista o apelo turístico e histórico que o município carrega. “Penedo carrega um legado pela sua história, pela sua cultura, que tanto nos identifica como alagoanos e que nos faz amar ainda mais o nosso estado. A gente acredita muito no potencial turístico da cidade, e não só de Penedo por Penedo, mas de Penedo representando todo o Litoral Sul. Precisamos, cada vez mais, qualificar a mão de obra dos munícipes, para que essas pessoas estejam preparadas para assumir as oportunidades que virão”, pontuou o diretor.



Além das oficinas ministradas pela instrutora, o Senac Alagoas também cedeu a carreta-escola para a realização de aulas-shows durante o festival, ministradas por grandes nomes da gastronomia nordestina, como Serginho Jucá, Thiago Maia, Sandy Farias, Daphne Micheloto e Danilo Vieira, profissionais de diferentes trajetórias e estados, que enriquecem ainda mais a programação com pratos autorais e técnicas reconhecidas Brasil afora.

Com essa participação, o Senac Alagoas reforça seu papel essencial na formação, valorização e qualificação da mão de obra local, visando impactar o trade turístico alagoano e movimentar a economia do estado.


Ascom Senac Alagoas