Geral
Aluno do Senac Alagoas desenvolve plataforma digital para otimizar rotina de estudos

Estudante do 4.º período de Administração e morador de União dos Palmares, o alagoano Victor Lima, de 20 anos, teve uma ideia inovadora durante o curso de Programador de Sistemas do Senac Alagoas: aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula para otimizar os próprios estudos, voltados a concursos públicos e à faculdade.
Atualmente, Lima se prepara para o concurso de Agente Comunitário de Saúde, que exige domínio em áreas como Matemática, Português e outras áreas específicas da prova, além dos estudos da faculdade. Para isso, ele desenvolveu uma plataforma digital para auxiliar nessa rotina, alimentada com um banco de dados que reúne questões criadas com o apoio de inteligência artificial.
“Ele funciona como um banco de questões: eu insiro as anotações ou perguntas e, de forma aleatória, consigo revisá-las em diferentes pontos do conteúdo. Isso evita que eu fique preso apenas a uma parte e me permite revisar todo o trajeto do estudo em menos tempo. Sempre senti dificuldade em revisar conteúdos muito extensos, porque acabava esquecendo partes do assunto e não conseguia voltar ao início para revisar tudo de novo. Em duas horas, por exemplo, consigo percorrer várias áreas do conteúdo de forma dinâmica, sem precisar reaprender do zero”, explica Victor.
Semente na sala de aula
A ideia nasceu durante uma das aulas do curso de Programador de Sistemas, quando o instrutor de informática do Senac Alagoas, João Beji, apresentou à turma um código simples capaz de selecionar aleatoriamente itens de uma área específica. A partir disso, Victor enxergou a oportunidade de aplicar o recurso em sua rotina de estudos.
O programa permite armazenar gabaritos, diversificar as disciplinas das questões e áreas de conhecimento e cronometrar o tempo de estudo para dar maior atenção às disciplinas ou assuntos mais extensos e de maior dificuldade. Dentro de cada grande área de conhecimento, há diversos assuntos, o que torna o processo de aprendizagem mais complexo.

Por isso, a proposta da plataforma é permitir que a revisão ocorra de forma dinâmica, com maior distribuição entre as áreas de conhecimento, reproduzindo a mesma lógica das provas de concursos e da faculdade, em que os assuntos das questões se misturam de forma imprevisível.
O foco do programa, segundo Victor, não é apenas acertar as questões, mas sim memorizar os conteúdos de forma mais eficaz. “Eu percebi que o programa realmente melhorou meus estudos. Antes eu ficava muito preso em um assunto de cada vez, o que tornava tudo travado e cansativo. Agora consigo revisar diferentes questões de forma aleatória, o que torna o estudo mais dinâmico e interessante. Não adiantaria estudar partes específicas e muito extensas de uma área só, e sim revisar de forma mais dinâmica”, explica.
Victor conta que levou cerca de um mês para estruturar a base do programa e explica que o programa permite visualizar o desempenho, já que registra a quantidade de questões respondidas. Ele pretende implementar outras funcionalidades, como o cálculo das porcentagens de progresso e gráficos indicadores.
Conhecimento que transforma
Victor já havia concluído outros cursos no Senac, como Informática Básica, Programador Web e Programador de Sistemas, experiências que o ajudaram a estruturar o projeto. “O Senac é uma instituição muito querida, tanto pelos colaboradores, como também pelo próprio professor que ajudou muito a gente no processo de aprendizagem. Todo o processo foi bom, tanto do aprendizado, porque não foi só a questão do aprendizado, mas também a conexão que eu tive aqui com os professores, como também com toda a turma”, diz ele.
O instrutor João Beji explica que uma das facilidades criadas por Victor foi integrar a programação à interface visual, conectando o código ao front-end. “O projeto do Victor é um projeto que está bem estruturado, porque ele começou com uma análise de requisitos. Posteriormente, ele fez o front-end, que é a parte visual na qual tem a interação com o usuário. Ele também fez a parte do back-end, que é a lógica de programação, na qual ele trabalhou com o Python e o PyQt. Então, é um projeto bem complexo, bem completo também, e que funcionou de acordo com a necessidade do mercado de trabalho”, diz.

João Beji ensinou Victor a integrar banco de dados, programação e interface visual. O instrutor deu toda a orientação necessária, acompanhou a construção e tirou as dúvidas do aluno, mas deixou que ele executasse a maior parte das atividades para desenvolver as próprias habilidades.
Para o instrutor, a iniciativa demonstra o compromisso do Senac com transformar vidas por meio da educação. “É uma satisfação porque isso demonstra que o conteúdo que nós estamos passando na sala de aula realmente está gerando produtividade e está transformando vidas. Então, vendo um aluno que produziu o material, produziu uma necessidade, sentiu uma falta e ele foi e disse: ‘ah, é possível criar!’. O nosso propósito como instrutor é gerar, é capacitar e o Senac está aqui para isso”, comemora Beji.
Posto Avançado de União dos Palmares
O Posto Avançado do Senac Alagoas em União dos Palmares fica localizado na Rua Benedito Lucindo da Silva, 140, no Centro da cidade. O Posto funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Atualmente, oferece cursos nos segmentos de gestão, tecnologia, desenvolvimento pessoal e negócios, entre outros.
Em caso de dúvidas ou mais informações sobre os cursos e o funcionamento do Posto, entrar em contato pelo número (82) 3281-4261.
Ascom Senac Alagoas