Geral
HUPAA beneficia quase 600 pessoas em mutirões de cirurgias e exames para redução de filas de espera do SUS

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas, unidade vinculada à rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), divulgou balanço dos mutirões realizados em 2025, de janeiro até agosto. Ao todo, o HUPAA já realizou este ano 9 mutirões de cirurgias e 26 de exames, com 89 procedimentos cirúrgicos e 594 exames realizados, beneficiando 683 pacientes atendidos.
Dentre os procedimentos cirúrgicos, foram contemplados os casos de colecistectomias, hernioplastias, plásticas mamárias, tireodectomia, exerése de tumor de vias aéreas, laqueadura tubárea, mastologia, injeção intravítrea, cirurgia de catarata, pterígios, ressecção de lesão da boca, hérnia umbilical pediátrica e cirurgia bariátrica. Já nos mutirões de exames, foram atendidos pacientes que precisavam de punção aspirativa por agulha fina (PAAF) da tireoide, colonoscopia, ultrassonografia obstétrica, ultrassonografia geral, ressonância magnética, endoscopia digestiva alta, biópsia de mama guiada por ultrassonografia, tomografia computadorizada, laudos patológicos e ecocardiograma pediátrico.
Novo “Dia E” em setembro
O HUPAA participará mais uma vez do “Dia E – Agora Tem Especialistas”, ação nacional que faz parte do projeto Ebserh em Ação 2025 e envolve os 45 hospitais da rede da estatal. Trata-se de uma iniciativa estratégica com o objetivo de ampliar o acesso da população brasileira a cirurgias eletivas, procedimentos diagnósticos e terapêuticos em todo o país. Alinhado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente Lula com o Ministério da Saúde, o projeto contribui diretamente para a redução das filas e do tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).
O segundo “Dia E – Agora Tem Especialistas” de 2025 ocorrerá em setembro, com data a ser fechada em breve. A programação de atendimento no HUPAA ainda está sendo definida, e o foco da ação será diminuir a fila de pacientes previamente agendados, tanto de cirurgias como de exames. Já estão previstas ao menos 24 cirurgias – dentre elas cirurgias orificiais (como hemorroidas), tireoidectomia e exérese de tumor de pele (remoção de lesões de pele) – e 341 exames (laudos oncológicos e confecção de lâminas, coletas e laudos de análises clínicas, colonoscopia, ressonância magnética, ecocardiograma pediátrico, ultrassom de mama e biópsia de mama).
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-Ufal) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Ascom HUPAA-Ufal