Geral
Palestra do PCJE reflete sobre papel da família na educação

Na última terça (26), pais de alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Pompeu Sarmento participaram da palestra “O papel da família na educação”. A atividade foi conduzida pelo juiz Luciano Andrade de Souza e foi viabilizada pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE).
O tema central do encontro foi a responsabilidade legal de pais e mães na formação dos jovens. Segundo Luciano Andrade, a família é a primeira escola e esse tipo de ação contribui diretamente para a formação humanística e cidadã dos alunos.
“Quando a criança nasce, ela encontra na família os primeiros ensinamentos vindos do pai, da mãe ou de pessoas próximas. Uma conversa como esta traz conhecimento ao magistrado para ele entender a situação dos alunos de perto, contribuindo para o seu crescimento”, ressaltou.
O magistrado afirmou, ainda, que a palestra é uma forma de aproximar o Judiciário da sociedade e de mostrar que há no juiz uma figura de cuidado com o público em geral.
“Crianças e adolescentes precisam entender que existe um poder público vigilante, que informa, incentiva e contribui para o seu crescimento, servindo como exemplo no processo de desenvolvimento”, completou.
Juiz Luciano Andrade de Souza, diretora Maria da Apresentação de Lima e equipe do PCJE durante a palestra na Escola Municipal Pompeu Sarmento. Foto: Filipe Norberto - Ascom/Esmal
Para Maria da Apresentação de Lima, diretora da instituição, a iniciativa reforça a integração entre escola, comunidade e sistema de justiça. “Esperamos que, a partir dessa conversa, pais e mães estarão mais conscientes. Isso vai refletir no filho e consequentemente, na escola”, disse.
Joab dos Anjos participou do momento e disse que para que haja uma mudança no comportamento dos filhos é essencial que os pais acompanhem seus processos educativos.
“Conscientizar os pais é a melhor forma de ajudar as crianças. Como foi dito na palestra, tudo começa em casa. A escola transmite o conteúdo, ensina, mas a educação vem do lar. Por isso considero essencial chamar a atenção dos pais, para que haja mudanças que realmente tragam resultados mais significativos”, sintetizou.
Estudante de Psicologia e pai de um aluno do 8º ano da Pompeu Sarmento, Joab enfatizou ainda a importância da saúde mental dos estudantes e o papel das famílias nesse processo. “O papel principal dos pais é cuidar da saúde mental dos filhos, porque muitos chegam à escola fragilizados por conflitos familiares e exemplos negativos em casa, o que prejudica o processo educacional", completou.
Ascom Esmal