Geral

Programa Co.NE começa a conectar cidades a soluções inovadoras

26/08/2025
Programa Co.NE começa a conectar cidades a soluções inovadoras
Fotos: Lançamento oficial da iniciativa ocorreu na semana passada com participação de todas as instituições parceiras | Elvis Aleluia/ Arquivo/Sudene

O programa “Conexões Inovação Aberta Nordeste” (Co.NE) deu um passo importante para a transformação da gestão pública com a primeira reunião de trabalho realizada nesta terça-feira (26). O encontro marcou o início das atividades de com os quatro municípios selecionados para o piloto - Fortaleza (CE), Feira de Santana (BA), Mossoró (RN) e Montes Claros (MG).

Lançado na semana passada, o Co.NE une governos e sociedade para transformar a gestão pública por meio da inovação aberta. A proposta é simples: identificar os desafios enfrentados pelas cidades e conectar o setor público a soluções criativas e eficientes desenvolvidas por startups. É uma iniciativa fruto de parceria da Sudene, com os Bancos Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Nordeste do Brasil (BNB), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Impact Hub.

Durante o encontro de hoje, foi realizada uma apresentação sobre inovação no setor público, além de um detalhamento sobre a CPSI, modalidade especial de licitação que permite a administração pública contratar soluções inovadoras de empresas e startups. Pessoas físicas ou jurídicas (isoladas ou em consórcio) podem ser contratadas para testar soluções inovadoras, mesmo que ainda estejam em fase de pesquisa e desenvolvimento.

“O sucesso dessa jornada de inovação depende do engajamento das equipes municipais”, afirmou Kauara Rodrigues Atualmente é gerente de projetos na GNova Transforma, da Enap. As reuniões semanais, que se estenderão até dezembro, serão focadas na identificação e detalhamento dos desafios que cada cidade irá enfrentar. Já na próxima semana, será realizada a primeira oficina mão na massa.

Ao todo, o programa Co.NE prevê a realização de 14 ciclos de inovação até 2028, com a participação de até 56 municípios. A expectativa é que até 168 desafios públicos sejam lançados nesse período. Cada cidade poderá apresentar até três problemas, cujas soluções serão selecionadas através da plataforma Desafios da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

“Nós queremos fazer a diferença na vida das pessoas”, destacou Carol Tomaz, especialista metodológica do Impact Hub, que coordenou o encontro desta terça-feira. Os benefícios do programa para os municípios participantes incluem soluções mais criativas e eficientes; redução de custos e riscos; aceleração da implementação de soluções; atração de investimentos e desenvolvimento econômico; adaptação a mudanças e desafios futuros; transparência e governança participativa; fortalecimento do ecossistema local de inovação; sustentabilidade e impacto social; melhoria dos serviços públicos para a população.

Para Evillin Lissandra Cosme Santana, representante da Prefeitura de Mossoró (RN), o programa Co.NE tem potencial de melhorar a gestão pública no município. “Nosso ecossistema de inovação é muito atuante, mas ainda não fazemos inovação aberta, então, estamos muito empolgados com essa jornada”, afirmou ao final do encontro.

Ascom Sudene