Geral

Gestação e incontinência urinária: enfermeira TENA orienta com dicas práticas para o dia a dia

26/08/2025
Gestação e incontinência urinária: enfermeira TENA orienta com dicas práticas para o dia a dia
Fotos: Incontinência urinária é uma das experiências possíveis durante a gravidez e o TENA Pants Mulher oferece conforto e segurança à gestante | Divulgação

A incontinência urinária é uma realidade na experiência de cerca de 40% das gestantes no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Embora frequente nesse período, a condição ainda é cercada de tabus e falta de orientação adequada. Nesse sentido, TENA, marca número 1 em produtos para incontinência urinária adulta, parte da Essity, líder global em higiene e saúde, reforça a importância da informação e do cuidado especializado durante o mês de agosto, dedicado à saúde e ao bem-estar da gestante.

A pressão do útero sobre a bexiga, as mudanças hormonais e o enfraquecimento da musculatura do assoalho pélvico são algumas das causas mais frequentes da perda involuntária de urina durante a gestação. Os episódios são mais frequentes no fim desse período, quando o útero está maior e pressiona mais a bexiga. Mesmo com o alto índice de ocorrência, muitas mulheres tendem a normalizar os gotejamentos espontâneos, sem buscar diagnóstico ou tratamento.

“A incontinência urinária durante a gravidez é comum, mas não é normal. É um sinal de que o corpo está pedindo atenção, e por isso, procurar ajuda profissional é fundamental. Existem diversas abordagens de tratamento, desde mudanças de hábitos até exercícios de Kegel, que fortalecem os músculos do assoalho pélvico e melhoram significativamente o quadro”, explica Maria Alice Lelis, doutora em Ciências da Saúde – Urologia pela Unifesp e enfermeira consultora de TENA.

Enquanto o tratamento está em andamento e a cura ainda não aconteceu, a recomendação é utilizar produtos absorventes desenvolvidos especificamente para escapes de urina, que oferecem proteção, alta absorção e controle de odor, para garantir que a gestante mantenha sua rotina sem desconfortos.

“O uso de produtos adequados é um cuidado essencial. Eles ajudam a mulher a se sentir mais segura no dia a dia, inclusive durante a noite, sem medo de vazamentos ou constrangimentos”, orienta Maria Alice.

Além dos cuidados imediatos, a enfermeira reforça que a prevenção também é possível. A profissional destaca 5 dicas para lidar com a incontinência urinária durante a gestação:

1. Evite bebidas diuréticas, como café, chá-preto e refrigerantes.

2. Inclua fibras na alimentação para manter o intestino regulado.

3. Pratique exercícios do assoalho pélvico, como os de Kegel, orientados por um profissional especialista.

4. Mantenha o peso controlado com orientação médica.

5. Use absorventes específicos para incontinência urinária, e não absorventes menstruais.

Para oferecer conforto e segurança à gestante que convive com a incontinência urinária, TENA também conta com a linha Pants Mulher, uma roupa íntima descartável feminina desenvolvida especialmente para o uso diário. O produto combina alta absorção, controle de odor e uma formulação hipoalergênica, pensada para o cuidado com a pele.

Com o apoio de profissionais de saúde e o uso de soluções adequadas, é possível viver a gestação com mais conforto e confiança. “TENA e Essity reforçam que toda mulher merece atravessar essa fase com dignidade, informação e amparo, sem abrir mão da qualidade de vida”, considera Maria Alice.

Sobre a Essity

A Essity é uma empresa líder global em higiene e saúde. Todos os dias, nossos produtos, serviços e soluções são usados por um bilhão de pessoas em todo o mundo. Nosso objetivo é quebrar barreiras pelo bem-estar dos consumidores, pacientes, cuidadores, clientes e da sociedade. Estamos presentes em aproximadamente 150 países com as marcas líderes globais TENA e Tork, e outras marcas fortes, como Actimove, Cutimed, JOBST, Knix, Leukoplast, Libero, Libresse, Lotus, Modibodi, Nosotras, Saba, Tempo, TOM Organic e Zewa. Em 2024, a Essity teve vendas de aproximadamente 146 bilhões de coroas suecas (13 bilhões de euros) e empregou 36.000 pessoas. A sede da empresa está localizada em Estocolmo, na Suécia, e a Essity está listada na Nasdaq Stockholm. Saiba mais no site da Essity.

Fonte: Assessoria