Geral
"Experiência Hostel” destaca diversidade e protagonismo feminino no Salão do Turismo

Lívia Albernaz
Quem passar pelo Salão Nacional do Turismo neste sábado (23), no Distrito Anhembi, em São Paulo, vai poder conferir o “Experiência Hostel”, espaço que apresenta a rotina, os ambientes coletivos e as histórias da hostelaria brasileira. O espaço, que já recebeu a visita do ministro do Turismo, Celso Sabino, é uma iniciativa da Hostelling International Brasil (HI Brasil), e pelo terceiro ano consecutivo está presente na feira a convite do Ministério do Turismo.
Para Diego Bonel, publisher do HostelVerse e responsável pela curadoria, a presença no Salão foi um marco para o setor. “Conseguimos levar o clima descontraído dos hostels para dentro do evento, com rodas de conversa e um estande que refletia bem a experiência de hospedagem compartilhada. Até o ministro do Turismo participou, reforçando a relevância do setor. Abordamos temas como sustentabilidade e mostramos como os hostels incorporam naturalmente os princípios do ESG. Já estamos planejando o próximo Salão, com a adesão de hostels de todo o país, e agradecemos ao Ministério do Turismo pelo espaço concedido", disse.
No último dia do evento, a programação do estande será dedicada à diversidade e ao protagonismo feminino. O público poderá acompanhar a roda de conversa “Mochileiros Coloridos”, com Clóvis Casimiro (IGLTA) e Ariz Mangassarian, profissional de cinema e viajante trans, além do bate-papo “Mulherada Hosteleira”, que traz Stefany Maia e Aline Carrara, fundadora do Lamparina Hostel, para discutir desafios e conquistas das mulheres no setor.
Quem emitir a carteirinha HI Pass pela primeira vez no local ainda garante uma diária gratuita em um hostel credenciado, válida até agosto de 2026, além de descontos e benefícios em hospedagens no Brasil e no exterior, passeios, museus, restaurantes e serviços.
SALÃO - O 9º Salão do Turismo traz como tema “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo” e reúne representantes das 27 Unidades da Federação em um espaço que combina gastronomia, cultura, artesanato, experiências imersivas e oportunidades de negócios.
Promovido pelo Ministério do Turismo, o evento faz parte da estratégia do Feirão do Turismo: Conheça o Brasil, fortalecendo a promoção e a comercialização de destinos e produtos nacionais. A iniciativa está alinhada ao Plano Nacional do Turismo 2024-2027 e ao Programa de Regionalização, com foco na geração de emprego e renda no setor.
PARCERIA - Organizado em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de São Paulo, o Salão conta ainda com o apoio do SESC, SENAC e Sebrae Nacional, além de parceiros estratégicos como Embratur, Itaipu Binacional, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, consolidando-se como a maior mostra do turismo brasileiro.